Os desafios para superar o primeiro ano do casamento.

superar o primeiro ano do casamento elidio Almeida psicólogo terapia de casal

Os desafios para superar o primeiro ano do casamento.

Infelizmente, é muito comum os casais passarem por crises e frustrações no início do casamento. Apesar de poucos expressarem isso, a maioria sequer consegue enxergar as causas para tamanhos desafios e desilusões nessa fase que acreditam ser a mais  perfeita do relacionamento: o casamento. Por essa razão, é fundamental conhecer os desafios para superar o primeiro ano do casamento com sucesso.

Costumo dizer aos meus pacientes que construir um casamento é semelhante a fazer um curso de graduação. Poucas pessoas notam essa semelhança. Tanto nas graduações quanto nos relacionamentos, precisamos passar por etapas bem específicas até conseguir colar grau. Embora algumas pessoas optem pelos jeitinhos e gambiarras para avançar ou finalizar logo o curso, sabemos que os mais preparados enfrentarão menos dificuldades a cada período ou etapas novas. Essas pessoas dificilmente passarão por grandes desafios para superar o primeiro ano do casamento.

 

superar o primeiro ano do casamento elidio Almeida psicólogo terapia de casal

 

Em cada período, seja na graduação ou no casamento, qualquer uma das disciplinas demanda a compreensão e os aprendizados devidos para a aprovação. Aqueles que não cumprem adequadamente os requisitos da matéria são reprovados. Aqueles que  avançam de qualquer jeito para o período seguinte terão que lidar com desafios ainda maiores. Afinal, várias pessoas se formam (e também se casam), mas chegam a essa etapa sem o conhecimento e o aprendizado adequados. Por analogia, essa é a razão das tamanhas dificuldades que frustram muitos casais.

No entanto, se você cumpriu adequadamente as disciplinas anteriores, driblar os desafios para superar o primeiro ano de casamento não será difícil para você. Ou seja, os aprendizados de cada etapa são cumulativos, e o conjunto sempre facilita o momento seguinte.

 

superar o primeiro ano do casamento elidio Almeida psicólogo terapia de casal

 

 

Por que o primeiro ano de casamento costuma ser uma prova de fogo para muitos casais?

Certamente, esses casais pularam algumas etapas ou não cumpriram adequadamente os desafios do estágio anterior. Muitas pessoas se casam sem conhecer efetivamente seus companheiros ou companheiras. Infelizmente, isso é muito comum. Ao que se percebe, a ânsia para casar ou avançar na relação faz com que muitas pessoas pulem etapas importantes e cheguem ao casamento sem conhecer a pessoa com quem dividem a cama e a vida.

Pessoas que se casam e pouco conhecem uma a outra tendem a achar os primeiros momentos do casamento chatos e desafiadores. Nessas ocasiões, muitos passam a – efetivamente – dividir um teto pela primeira vez em suas vidas. As ideias de compartilhamento e convívio precisam ser completamente ressignificadas. E, infelizmente, muitos chegam a este estágio despreparados. Não por acaso é a partir daí que surgem os conflitos, frustrações e provas de fogo que chegam a pôr em xeque aquilo que deveria ser um conto de fadas.

 

 

superar o primeiro ano do casamento elidio Almeida psicólogo terapia de casal

 

 

Dicas para superar o primeiro ano do casamento e as crises da vida a dois.

Procurar conhecer bem a pessoa antes de avançar para as próximas etapas é algo indispensável. É como falei anteriormente em relação a fazer uma graduação. Quando aprendemos adequadamente a matéria que é pré-requisito para a disciplina atual, tendemos a viver aquele período sem grande desafios. Isso é o que se espera ocorrer na construção de um relacionamento. Conhecer bem o outro é fundamental para driblar os desafios para superar o primeiro ano do casamento.

Outra dica é tentar construir um casamento baseado nas evidências daquele relacionamento e seus envolvidos. Agir dessa forma é viver na realidade, sem falsas esperanças ou expectativas ilusórias. Quanto mais mantivermos nossos pés no chão, menos inseguros nos sentiremos. Dessa forma, sempre construiremos a melhor  relação.

Fundamental também é buscar ajuda. É impressionante como muitas pessoas sofrem caladas nos relacionamentos. Muitos dos problemas não cresceriam tanto ou seriam resolvidos se o casal conseguisse manter um diálogo franco sobre o convívio dos dois. Claro que  falar sobre os problemas com o parceiro ou a parceira não é uma tarefa fácil, ainda mais quando há tantos sentimentos e interesses envolvidos. Mesmo assim, todo casal precisa entender que a ajuda pode estar ali do lado. Ambos têm responsabilidade sobre isso e podem oferecer ajuda um ao outro pra melhorar esse aspecto.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta

Agende sua consulta agora.