Como funciona a terapia de casal?

Como funciona a terapia de casal

Como funciona a terapia de casal?

Como funciona a terapia de casal? Essa é uma pergunta que ouço com muita frequência. Sua recorrência demonstra que os casais que precisam de terapia pouco conhecem essa modalidade de tratamento. Além disso, evidencia como podem estar assinto os psicólogos que oferecem esse serviço para ajudar nos relacionamentos . Alguns não informam aos seus clientes como o tratamento é feito. No intuito de melhorar esse aspecto e informar sobre como funciona a terapia de casal, vou abordar esse assunto no post de hoje.

Como é comum em várias áreas do conhecimento, a prática profissional em Psicologia também tem múltiplas possibilidades de compreensão e atuação na questão dos relacionamentos e da terapia de casal. Por essa razão, não existe um método padrão que determina uma única linha de trabalho aos psicólogos.

 

Casal-em-Dúvida como funciona a terapia de casal? Psicólogo em salvador.

 

Isso significa dizer que você pode encontrar instituições e pessoas oferecendo de tudo um pouco, muito embora nem todos cumpram com os referenciais éticos necessários. Alguns, inclusive, adotam condutas que são completamente rechaçadas pelo Conselho Federal de Psicologia e pela ética da profissão. Por isso, é importante ser criterioso e conhecer bem o perfil do terapeuta que vai tratar as questões do seu relacionamento.

Dito isso, fico mais à vontade para falar como funciona a terapia de casal em meu consultório e na minha prática e experiência profissional. Sou especialista em terapia clínica familiar. Isso significa dizer que, além da minha formação em Psicologia – na qual desenvolvi as habilidades para analisar os comportamentos humanos, especializei-me em compreender como é o funcionamento das relações afetivo-amorosas e os desdobramentos nos relacionamentos entre casais. Por isso, ofereço atendimento às famílias, terapia de casal e individual.

 

Como funciona a terapia de casal?

A terapia de casal, dentro da perspectiva clínica, funciona como um lugar de acolhimento. Nele é oferecido um ambiente seguro, no qual o casal pode colocar as questões que estão prejudicando a relação. A partir dessa compreensão, elaboramos e construímos possíveis saídas para os impasses, dificuldades e sofrimentos vividos pelo casal.

 

como funciona a terapia de casal? Psicólogo em salvador. Psicólogo

 

Ou seja, é na terapia que o casal contará com o suporte adequado para abordar as questões importantes do relacionamento. Com a ajuda do terapeuta, o casal irá desenvolver as habilidades para compreender as causas e consequências dos sofrimentos. Isso ajudará na construção de novos repertórios, análises e reflexões sobre como o outro se sente naquelas situações de conflito.

 

Qual o papel do terapeuta de casal?

O terapeuta é um facilitador das conversas e diálogos. Quando um casal procura a terapia, significa que tudo já foi tentado para resolver os problemas daquela relação. É como se eles já tivessem tentado várias ações e pouco a pouco foram perdendo força; chegando até a pensar em desistir. Ao procurar ajuda, o casal já sabe a dimensão dos problemas. Eles sabem muito bem como tem sido difícil conversar ou resolver tais questões. Como já abordei aqui no blog, a terapia de casal é vista como a última tentativa para salvar o casamento.

 

como funciona a terapia de casal? Psicólogo em salvador. Elidio Almeida

 

Desse modo, o terapeuta de casal colabora com seu conhecimento e experiência para auxiliar o casal a compreender o que estão passando. As causas, consequências e soluções para as questões são investigadas e apontadas. A principal intervenção do terapeuta de casal é por meio de perguntas para clarear as situações, trabalhar as raízes dos problemas e trazer insights às dificuldades vividas pelo casal.

Por isso, sempre que me perguntam como funciona a terapia de casal, respondo que é um excelente investimento para identificar as causas das crises no relacionamento. Por meio da terapia de casal, é possível oferecer as ferramentas para a construção de diálogos honestos. Atitudes funcionais, expectativa de mudanças comportamentais contribuem para a resolução dos conflitos do relacionamento. Isso faz com que o casal saia do circuito fechado dos problemas e caminhe para o equilíbrio saudável do convívio a dois.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta

Agende sua consulta agora.