Você é uma pessoa segura de si?

Você é uma pessoa segura de si? pessoa insegura psicólogo em salvador, terapia de casal e terapia individual em salvador

Você é uma pessoa segura de si?

Algumas perguntas, às vezes, nos deixam reflexivos. Um desses questionamentos, sem dúvida, é: “Você é uma pessoa segura de si?”. Ainda que você tenha plena convicção sobre seus atos, inevitavelmente você se vê questionando sua própria segurança. Afinal, uma pergunta dessas sempre nos leva a uma ampla reflexão, não é mesmo?

Ser uma pessoa segura de si, especialmente no campo emocional, é o desejo de muitos. Algumas pessoas até acreditam que são suficientemente seguras emocionalmente. No entanto, pelo viés da Psicologia, o esperado é que as pessoas sintam-se inseguras em determinados campos da sua vida.

Assim como todo mundo sabe fazer algo de bom, é inegável que ninguém será expert em tudo. Ou seja, ser inseguro em um ou outro ponto é absolutamente normal! Entretanto, é importante destacar que essa normalidade da insegurança deve estar equilibrada em sua vida.

 

Você é uma pessoa segura de si? pessoa insegura psicólogo em salvador, terapia de casal e terapia individual em salvador Elídio

 

Quando pensamos na questão da segurança emocional, o doentio – de fato – seriam aos casos em que os comportamentos são extremados ou generalizados. São os típicos casos daquelas pessoas que são exageradamente seguras de si, que nunca pensam nas consequências e se jogam de qualquer altura. O oposto são aquelas que tiveram ações mal executadas e acabaram colecionando tanto insucesso que se sentem inseguras para tudo na vida. Perderam a confiança em si mesmas.

O que estas pessoas precisam descobrir é que ninguém será 100% em tudo na vida. Ter equilíbrio emocional para lidar com isso é altamente importante para a saúde psicológica.

 

Não é necessário ser bom em tudo para se sentir uma pessoa segura de si.

Às vezes, digo aos meus pacientes que sou uma pessoa insegura para algumas coisas. De início, eles duvidam. Mas é verdade. Se eu fosse convidado para preparar um jantar para 200 pessoas, por exemplo, isso me deixaria completamente inseguro. Nem me imagino fazendo isso, não é minha praia! Porém, preparar uma comidinha básica para 2 ou 4 pessoas já me deixaria mais à vontade. Ou seja, ser um psicólogo e não ser um Chef de Cozinha é aceitável. A questão é que você pode estar querendo ser destaque em tudo. Isso é impossível.

 

Você é uma pessoa segura de si? pessoa insegura psicólogo em salvador, terapia de casal e terapia individual em salvador Elidio almeida

 

Ter conhecimento de si, propriedade sobre as habilidades e sempre ponderar as consequências dos comportamentos ajuda no processo de construção da segurança pessoal. Esse processo de autoconhecimento é fundamental ao bem-estar psíquico. Pessoas que não têm esses aspectos sob controle e equilibrados podem cometer equívocos e, dessa forma, ficarem expostas a inseguranças e sequelas emocionais.

 

Um olho fechado e outro aberto.

A dica para que você seja cada vez mais seguro de si é ganhar repertório e experiência. Começar pelas coisas mais básicas, preferencialmente aquilo em que você já tem segurança para executar, poderá trazer a base essencial para seu crescimento e conforto emocional. Ademais, contar com um suporte psicológico também é salutar para essa questão. Um psicólogo poderá ajudar a analisar melhor os comportamentos e os contextos vivenciados por você. Dessa forma, é possível verificar quais as melhores possibilidades a serem adotadas.

 

Insegurança-no-Relacionamento Você é uma pessoa segura de si? pessoa insegura psicólogo em salvador, terapia de casal e terapia individual em salvador

A insegurança também atrapalha na condução e nos processos de tomadas decisão em um relacionamento amoroso.

 

Lembre-se: você não precisar ter 100% de sucesso para ser uma pessoa segura de si. Também tenha em vista que a insegurança pode estar associada à falta de conhecimento, habilidade e experiência em determinadas situações. Ampliar a variabilidade comportamental e aumentar as taxas de sucesso ajudam a adquirir confiança.

Se você se vê inseguro para quase todos os campos da sua vida, é hora de buscar ajuda para equilibrar essa balança emocional.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta

Agende sua consulta agora.