traição-no-relacionamento-terapia-de-casal-em-salvador-psicólogo-relacionamento-1

TRAIÇÃO: O que fazer quando se descobre uma traição no relacionamento?

Qualquer relacionamento – a depender do interesse do casal – pode ser restaurado após uma traição. Mas sempre haverá marcas.

Uma traição normalmente é algo muito dolorido, sofrido  e tem o peso de uma  enorme pancada emocional. Para superar uma traição devemos saber muito bem quem somos, quais nossas prioridades, quais nossos valores pessoais e culturais, especialmente saber o que desejamos e o quanto estamos dispostos a negociar e abrir mão seja para romper definitivamente a relação ou seguir em frente. Às vezes você pode conseguir fazer essa análise sozinho ou sozinha, mas é sempre importante contar com um suporte profissional neste momento tão difícil e delicado, para lhe ajudar a compreender melhor todos esses contextos.

traição no relacionamento terapia de casal em salvador psicólogo

Descobri que fui traída.
O que faço?

Em um relacionamento nem sempre percebemos de imediato que estamos sendo traídos. Em geral, somos otimistas e mesmo diante de pistas que evidenciam uma traição, tendemos a ignorá-las e achar que uma traição jamais aconteceria com a gente, não é mesmo? Esse otimismo muitas vezes nos deixa cegos. Por exemplo, se fossemos somente pessimistas (vou ser traída), como alguns defendem, jamais entraríamos em nenhum relacionamento, pois, com isso, evitaríamos todos os problemas causados por uma traição, caso ela ocorresse. Todavia somos humanos – seres sociais – e não conseguimos viver bem se passarmos nossa vida eternamente sozinhos, mesmo que as estatísticas acerca da traição em relacionamentos sejam sempre assustadoras.

Para você ter uma ideia, os estudos sobre os relacionamentos na atualidade apontam que 76,4% dos homens e 48,3% das mulheres que estão envolvidos em algum tipo de relacionamento amoroso tiveram ao menos uma experiência de traição durante o relacionamento. Assim, se nos apegássemos apenas a estes dados, certamente nem arriscaríamos investir num relacionamento, pois a probabilidade de uma traição ocorrer seria bastante alta e, em função dos possíveis estragos emocionais optaríamos por não correr este risco.

traição no relacionamento terapia de casal em salvador elídio almeida psicólogo

Porém a nossa necessidade de contato afetivo e amoroso sempre tem falado mais alto, aguçando nosso otimismo e nos levando sempre a tender a apostamos (alto), na expectativa de sermos premiados com um relacionamento de sucesso caracterizado pela monogamia, fidelidade e sem traições. Par você ter uma ideia de como isso funciona na prática, é como se eu dissesse para você que há 75% de chance de um determinado viaduto desabar e, diante disso, tenho certeza que você  jamais passaria com seu carro pelo tal viaduto. Já nos relacionamentos ocorre o contrário, sempre tendemos a arriscar, acreditando que no futuro as coisas mudem ou melhorem. Mas de repente tudo desaba e você fica sem chão.

Embora ser traído ou traída seja a última coisa que você deseja em sua vida e em seu relacionamento, às vezes você precisa decidir de maneira muito rápida entre continuar com a pessoa que você amou e investiu todo seu afeto até aquele momento ou finalizar essa relação em função da descoberta de uma traição.

traição no relacionamento terapia de casal em salvador

Lógico que cada caso difere um do outro e sempre tendemos a buscar ajuda nas pessoas de nossa confiança que já passaram por isso ou podem nos aconselhar de alguma forma. Justamente nesse momento muitas pessoas ficam ainda mais confusas, pois terminam recebendo orientações equivocadas, nas quais as pessoas tomam partido por um ou outro lado Às vezes torcem tanto  para ver vocês juntos ou separados que são logo incisivas em sugerir que você esqueça tudo e dê mais uma chance ou, até mesmo, sugere que separe imediatamente e parta logo para outra.

terapia de casal psicólogo em salvador relacionamento em crise

Solução para a traição

Por isso, é sempre recomendado que neste momento tão conturbado em sua vida e que lhe falta ânimo e controle emocional para tudo, que você conte com ajuda profissional e invista em seu bem estar para compreender de maneira adequada os acontecimentos, conhecendo mais sobre si e verificar os rumos mais adequados para sua vida e sua relação a partir desse trágico contexto.  A Terapia de Casal ou até mesmo uma psicoterapia individual pode ajudar bastante nesse processo. Pense nisso e invista em sua relação. Invista em você!

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Post A Comment