terapia-de-casal-em-salvador-psicólogo-elídio-almeida

Terapia de casal: a difícil tarefa de rever o relacionamento

Desconfiança, traição, falta de comunicação, ironias, silêncio, controle, ciúmes, falta de sexo, brigas, agressões, divergências, a decisão de ter ou não filhos e outros conflitos estão entre os motivos que levam um casal a buscar a terapia de casal. Normalmente, quando um casal decide buscar ajuda profissional, eles já tentaram quase tudo para salvar a relação e a terapia de casal costuma ser uma última tentativa antes da tomada de decisões mais sérias.  Sempre que recebo um casal no meu consultório noto o quanto eles se gostam, mas também percebo o quão difícil pode estar sendo a relação e a convivência entre eles. Por isso a terapia de casal pode ajudar nessa difícil tarefa de rever o relacionamento e encontrar meios eficazes de restabelecer a relação e a harmonia do casal, mesmo sabendo que essa não é uma tarefa fácil e envolve a superação de muitas questões.

psicólogo terapia de casal em salvador

Toda relação, seja familiar, profissional, social ou conjugal, em algum momento, pode passar por um período de desgaste e desentendimento que, muitas vezes, pode tornar a convivência insuportável. Uma das mais difíceis de se enfrentar é, sem dúvida, a crise no relacionamento conjugal. Quando a relação chega nesse nível, qualquer motivo pode ser o estopim para agressões e brigas que tendem a se tornar frequentes e afastar aos poucos o casal. Uma das primeiras consequências enfrentadas pelo casal em um momento de crise é a inassertividade, quando um dos membros (ou ambos) deixa de expressar adequadamente suas percepções, sentimentos e emoções. A inassertividade dificulta a convivência, pois torna-se frequente a forma equivocada de comunicar e compreender o que é dito no relacionamento,  piorando ainda mais a situação.

Quanto mais o casal pratica a inassertividade, mais irá acumular emoções negativas e, em algum momento, essas podem implodir de forma excessivamente agressiva, causando um dano muito maior à relação. Nesse ponto, toda a intimidade construída pelo casal torna-se uma ferramenta para as ofensas, humilhações e, principalmente, a falta de respeito e compreensão.

psicólogo salvar o relacionamento terapia de casal

Em muitos casos as crises iniciam-se com divergências de ideias e comportamentos, que vão desde um simples objeto deixado fora do lugar até a discussão sobre ter ou não um filho. Porém, muitas vezes, o casal não sabe o porquê de estarem brigando, pois são muitas emoções negativas reprimidas. Aquela briga que começou por conta de um talher fora do lugar, por exemplo, pode ser apenas a deixa para expor um sentimento que estava guardado e que não necessariamente tem a ver com aquele contexto exposto na atualidade. Ou seja, uma emoção expressada inadequadamente, fora do contexto, dando margem a uma série de interpretações e consequências. Uma situação como esta pode desencadear um comportamento ciumento em um dos componentes do casal, resultando em certas atitudes, como vasculhar o celular do outro, desconfiar que está sendo traído e tentar controlar o círculo de amizades  da outra pessoa.

terapia de casal em salvador

Quando optar pela terapia de casal

Quando o casal entra na fase crítica limítrofe, nada mais parece ser verdadeiro e todos os comportamentos acabam perdendo a naturalidade. Devido a isso o afastamento aumenta e a crise atinge um nível insuportável, podendo levar ao fim da relação. Se você está vivendo algo parecido, na está mais do que na hora de vocês procurarem ajuda profissional e começar uma terapia de casal.

Em uma situação como esta torna-se difícil expressar adequadamente suas opiniões e sentimentos, ou colocar-se no lugar do parceiro, ser mais tolerante ou procurar mudar a postura. Porém, com o auxílio de um profissional, talvez seja possível ao casal recuperar e salvar a sua relação.

terapia de casal

Na terapia o casal aprenderá a expressar adequadamente suas emoções, poderá ter um melhor entendimento sobre os acontecimentos e, principalmente, poderá rever posturas, palavras, gestos e atitudes com o intuito de reerguer a relação. Tudo isso contribuirá para que vocês conheçam mais uma outro, compreendam seu papel na relação e saibam quais caminhos trilhar para conquistar a paz e a felicidade.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

1Comment

Post A Comment