depressao-e-falta-de-desejo-sexual- psicólogo em salvador elidio almeida

Relação entre depressão e falta de desejo sexual:
Matéria com o psicólogo Elídio Almeida.

A depressão e falta de desejo sexual. O site Vila Mulher, do Portal Terra, publicou uma matéria sobre a relação entre a depressão e a falta de desejo sexual. O psicólogo Elídio Almeida participou da matéria. Elídio foi entrevistado pela jornalista Juliany Bernardo e, juntos, eles falaram sobre o tema.

Depressão não é simplesmente uma fase de tristeza, de “fossa” ou “baixo astral” pela qual alguém está passando. É um estado corporal e emocional indesejável e constante, acompanhado de mudanças comportamentais que independem da vontade daquele que as está vivenciando.

E, para agravar ainda mais a situação, há uma alta correlação entre esta patologia e o suicídio. Ao contrário do que se imagina, a incidência da depressão é algo muito frequente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), afeta cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

depressao-e-falta-de-desejo-sexual- psicólogo em salvador

 

Depressão e falta de desejo sexual pode ser Anorgasmia

Anorgasmia é o nome dado à ausência do orgasmo feminino na relação sexual. Sua principal característica é a inibição do orgasmo, podendo estar relacionada a fatores biológicos e/ou psicológicos, atingindo basicamente três perfis:

1) quando a mulher nunca atingiu o orgasmo;

2) quando o orgasmo ocorre apenas em determinadas situações;

3) total, quando nenhum estímulo é capaz de fazer a mulher chegar ao orgasmo.

Em todos os casos, ela pode vivenciar as outras fases do ato sexual, como o desejo e a excitação, mas sente um bloqueio no momento do clímax.

O que causa a anorgasmia?

A anorgasmia têm diversas origens. Dentre os fatores que levam a tal quadro, podemos destacar a forma praticamente integral e os aspectos psicossociais, que vão desde abuso ou violência sexual durante a infância até a falta de conhecimento do próprio corpo. A questão orgânica tem menor relevância. Segundo pesquisas, contemplam apenas 5% dos casos.

depressao-e-falta-de-desejo-sexual- psicólogo em salvador

 

 

Os fatores psicossociais mais frequentes são: falsas crendices, falta de informação, tabus, religião, regras e autorregras que supervalorizam a sexualidade e o desempenho sexual, medos, experiências traumáticas, falta de intimidade com o próprio corpo e/ou com o parceiro, inexperiência, culpa, ansiedade, depressão, tensão corporal, educação sexual rígida e inadequada, desinteresse, insatisfação corporal, baixa autoestima, excesso de contenção, estresse cotidiano e a rotina no relacionamento, dentre outros fatores.

As causas orgânicas podem estar relacionadas com doenças de outras categorias, má-formação congênita – que pode impedir o acesso ao clitóris -, hipertrofia dos pequenos lábios – que pode encobrir o acesso à vagina -, desníveis hormonais, além do uso imoderado de álcool, drogas psicoativas, dentre outras.

 

Clique aqui para ler

Depressão e falta de desejo sexual estão relacionados – VilaMulher

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Post A Comment