treimanento-motivacional-em-salvador-psicólogo-elídio-almeida

Treinamento: Marketing Pessoal e Mercado de Trabalho para adolescentes.

Psicólogo Elídio Almeida ministra treinamento sobre Marketing Pessoal e Mercado de Trabalho para adolescentes.

Nos dias 16 e 23 de novembro, ministrei treinamento sobre marketing pessoal e mercado de trabalho para alunos do projeto Adolescente Aprendiz, da Instituição Beneficente Conceição Macedo – IBCM. Os alunos que estão em processo de formação complementar e tendo a oportunidade de adquirir suas primeiras experiências profissionais através da parceria com diversas empresas de Salvador, puderam, nesses encontros, discutir temas relevantes para o reconhecimento de suas principais habilidades comportamentais e como essas características podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para esta série, foram programados três encontros e o último acontecerá no dia 30, a partir das 13h, na escola estadual Marquês de Maricá, no bairro de Pau Miúdo.Dinâmica de Grupo em Projeto Social

treinamento motivacional em salvador psicólogo elídio almeida

Treinamentos

O primeiro treinamento teve início com uma dinâmica de grupo, onde foram discutidos temas como: a importância das relações interpessoais, a contribuição mútua entre os integrantes dos mais variados contextos e como as pessoas e suas atitudes estão conectadas no grupo.

Discutir questões como estas, de forma tão ilustrativa com os adolescentes é altamente importante, pois colocamos em evidência as relações e as consequências de cada ação, que mesmo de forma isolada possui reflexo em todo o contexto do grupo. Ao utilizarmos o princípio de redes sociais como o Facebook, uma ferramenta muito comum para a maioria dos adolescentes, por exemplo, eles podem visualizar que seus comportamentos pessoais e profissionais estão atrelados e devem ser usados em favor do desenvolvimento.

Dessa forma, falamos também que cada pessoa tem uma história; e é essa trajetória que vai configurar um repertório comportamental que será avaliado numa seleção de emprego e definirá sua aceitação no grupo, no caso, a empresa.

Foram discutidos ainda outros temas como: o surgimento de uma vaga de emprego, quais são os critérios para o preenchimento de uma oportunidade, comportamentos adequados e inadequados durante um processo de seleção e após a contratação.

treinamento psicólogo em salvador motivação

O segundo encontro focou em duas das mais temidas etapas de um processo de seleção, segundo os adolescentes: a entrevista e a dinâmica de grupo.

Ao observar conceitos e características de tipos de entrevistas (coletiva, individual, básica e por competências), os participantes puderam tirar dúvidas e compreender a importância desse momento.

De início, foi preciso compreender o que os adolescentes já sabiam sobre o tema e, de certa forma, foi surpreendente verificar que de uma forma geral, o conceito que eles possuíam de uma entrevista se aproximavam mais de um ‘interrogatório’ do que um ‘bate papo’ que visa meramente conhecer a trajetória de vida e como ela pode contribuir com as ações da empresa.

No decorrer das atividades do treinamento, eles perceberam que todos nós participamos de entrevistas a todo o momento. Uma menina quando conhece um rapaz, por exemplo, faz uma entrevista querendo saber como ele é, o que faz, onde mora… isso também é uma ‘entrevista’ tal qual a realizada numa empresa, o que muda é o objetivo.

treinamento entrevista de emprego psicólogo

Depois de algumas atividades práticas e da discussão sobre o tema, os adolescentes sentem-se mais à vontade para enfrentar a próxima entrevista de emprego de forma mais amistosa. Seguindo a mesma perspectiva, teorizamos sobre a dinâmica de grupo e sua importância numa seleção para avaliar, sobretudo, características comportamentais e, logo em seguida, a teoria foi posta em prática.

Criamos uma atividade situacional onde subgrupos deveriam discutir um tema de relevância social, confrontar e compartilhar as opiniões na tentativa de efetivar acordos. O mais interessante desta atividade foi que o grupo pôde receber um feedback do desempenho, além deles próprios terem tido a oportunidade de avaliar os desempenhos de forma particularizada e também do grupo.

treinamento terapia de casal em salvador

Dia 30 de novembro, no último encontro do treinamento em marketing pessoal e mercado de trabalho, vamos falar sobre avaliação psicológica nos processos de seleção, além de orientações para confecção de currículos, temas que também deixam os adolescentes apreensivos. De modo geral, a turma tem mostrado bastante comprometimento, o que motiva e facilita a condução do trabalho. Isso nos deixa muito feliz, pois vemos jovens de situações econômicas e sociais muitas vezes não favoráveis, estando cada vez mais em situação de igualdade com jovens de outra realidade.

O projeto Adolescente Aprendiz, desde de 2000, qualifica e insere, de modo adequado, jovens em desvantagem social no mundo do trabalho. Hoje, a IBCM atende 470 jovens no projeto Adolescente Aprendiz, além de atuar com outros projetos de inclusão social para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade e risco social, em especial o projeto que assiste crianças que convivem que HIV/AIDS.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Post A Comment