orientação-vocacional-psicólogo-em-salvador-elidio-almeida-

Orientação Vocacional e a Dificuldade em Escolher uma Profissão.

No último post tratei da Orientação Vocacional e de como os pais podem influenciar na escolha profissional dos filhos. Hoje vou discorrer sobre como os jovens tornam-se apreensivos devido à dificuldade de escolher uma profissão, além de comentar sobre os testes vocacionais e seus processos de avaliação.

orientação vocacional psicólogo elídio almeida

Orientação Vocacional

Durante o Ensino Médio, e com a aproximação do vestibular, a tensão entre os jovens para optar por uma profissão tende a se agravar, por isso alguns necessitam de um suporte psicológico para passararem por esse momento de forma menos danosa. Por essa razão muitas pessoas me perguntam o que fazer neste momento tão delicado para o jovem.

Costumo dizer que não há uma receita pronta, pois cada pessoa é diferente da outra, mas algumas dicas podem ajudar.

Uma boa estratégia é tentar entender suas preferências atuais, como elas foram construídas, que coisas você gostava antes e hoje não gosta mais, o que você pretende fazer no futuro ou como gostaria de viver. Ou seja, refletir sobre essas questões pode trazer insights interessantes. Que tal tentar pensar um pouco sobre isso?

orientação vocacional terapia de casal em salvador

O autoconhecimento é o ponto de partida

Realizar esta reflexão pode auxiliar você a se conhecer melhor e escolher uma profissão mais adequada para sua vida. Mesmo após essa reflexão, algumas pessoas optam em participar de um processo de orientação vocacional e também de alguns testes vocacionais. Estes testes as auxiliarão a conhecer suas habilidades e gostos.

No entanto, você não deve confiar em testes da internet, ou utiliza-los de forma isolada, sem apoio profissional e, principalmente, não é obrigado a definir uma profissão apenas porque algum teste indicou.

A crítica que faço ao uso dos testes vocacionais da internet, utilizados de forma isolada, é porque os mesmos são questionários padronizados, muitas vezes de procedência duvidosa, e que apresentam as respostas mais  comuns dadas pela população.

orientação vocacional psicólogo em salvador elidio almeida

Como afirmei anteriormente, em um momento tão importante como este as pessoas devem ser analisadas e orientadas, levando em conta sua individualidade, e não uma média de respostas padronizadas. É como diz o ditado popular: “Os dedos das mãos fazem parte de um mesmo grupo, mas cada um é diferente do outro e possui uma função”.

O ideal é você participar de um processo de orientação vocacional que acompanhe e avalie as suas expectativas de forma ampla e não se limite apenas à aplicação de testes. A orientação vocacional individual, ou em grupo, deve basear-se em: autoconhecimento, considerando o passado, o presente e as perspectivas, na análise da realidade profissional, das características e das projeções das profissões. Há varios fatores que influenciam na escolha de um curso, com a avaliação dos prós e contras de cada decisão você pode se aproximar da resposta mais adequada com mais facilidade.

O que os Testes Vocacionais e a Orientação Vocacional avaliam?

Teoricamente esses instrumentos e procedimentos visam identificar  as aptidões, interesses, aspectos da personalidade, o tipo de inteligência e como, essas informações, auxiliam a apontar a escolha mais conveniente para possibilitar a realização pessoal e profissional.

Os testes mais empregados atualmente são os de desenvolvimento cognitivo global, que avaliam as habilidades do ser humano, seu nível de percepção, sua memória e seu raciocínio.

orientação vocacional psicólogo em salvador elidio almeida

Outras opções são os testes de identificação da personalidade, que buscam analisar as características pessoais e o equilíbrio emocional, além de identificar as angústias, disputas e conflitos da pessoa.

Depois que os testes são realizados, segue-se para as entrevistas, feitas  com o jovem e os seus pais. A conversa é baseada no histórico familiar e cultural, no cotidiano da pessoa, em seu relacionamento social e em outras questões. A partir destes elementos é possível constituir-se um perfil que revelará certas características, habilidades e dificuldades.

orientacao-vocacional-em-salvador psicólogo elídio almeida

Uma boa sessão de Orientação Vocacional não deve limitar-se a resultados de testes vocacionais. Os testes fornecem uma referência apenas em um contexto específico e não podem ser utilizados para rotular as pessoas. E nem como o método único para se orientar alguém profissionalmente.

As pessoas reagem diferentemente em lugares e em contextos distintos. Neste sentido os resultados dos testes vocacionais, quando não efetuados por profissionais qualificados na área, podem confundir as pessoas, generalizando seus comportamentos.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Post A Comment