impotência sexual terapia de casal em salvador

IMPOTÊNCIA SEXUAL
Por que alguns homens brocham ao colocar a camisinha?

Impotência Sexual – O clima está quente, falta só colocar a camisinha. De repente, bem naquela paradinha para por o preservativo, ocorre a perda da ereção e isso frustra a relação, especialmente para o homem que sente-se envergonhado e impotente; mesmo que sua parceira não o responsabilize pelo insucesso.

Você já passou por isso? Pois é, acontece, mesmo. Essa é uma queixa muito comum entre os homens que buscam tratamento com psicólogos e neurologistas para tratar a questão. Mas isso não é desculpa para abrir mão da camisinha na hora do sexo, não  é verdade?!

impotência sexual tratamento psicólogo em salvador

A culpa não é da camisinha

Quase sempre a camisinha não é a fonte do problema. Na maioria dos casos, essa perda de ereção é psicológica. Os próprios urologistas afirmam que o preservativo não corta circulação. Na maioria dos casos, isso não passa de mito.

O que ocorre é que a pausa para vestir a camisinha permite que o homem dê vazão aos sentimentos de ansiedade e insegurança, o que pode afetar a ereção. Falta de intimidade e de experiência, expectativa e imaturidade também podem ser algumas das causas do problema. Nesses casos a psicoterapia pode ajudar bastante.

Para homens mais velhos, que nunca tiveram o hábito de usar a proteção, ou mesmo os menos experientes; têm dificuldade em usar a camisinha. Daí criam ou alimentam a ideia que a camisinha atrapalha e criam desculpas para evitá-la.

Sobre a história de que a camisinha aperta a ponto de cortar a circulação, os médicos dizem que é lenda. Porém, se essa for a questão, usar uma camisinha de tamanho maior resolve.

Ou seja, às vezes, o cara não tem uma ereção tão boa ou tem menor sensibilidade, o que dificulta a colocação da camisinha. E ele acha mais fácil atribuir isso ao preservativo. Em todos os casos, consultar um urologista é fundamental para afastar causas físico-organicas.

Impotência sexual e o treinamento de camisinha

Certo, a camisinha não é a culpada pelas “brochadas” e muitos homens acham que têm impotência sexual; mas como resolver o problema?

A recomendação, a priori, é ter calma. Não adianta forçar uma situação, pois isso tende a gerar mais ansiedade, pressão e culpa. Uma dica que costumo sempre passar para meus pacientes é tentar conversar com sua parceira ou parceiro sobre seus medos, anseios e dificuldades. Jogar limpo deixa o casal mais cúmplice e mais íntimos para lidar com essa questão que interessa a ambos.

Também é importante que se crie uma intimidade com a camisinha. Masturbar-se sozinho ou com auxílio da outra pessoa pode ajudar a tornar o preservativo menos aversivo e naturalizá-lo no sexo do casal. Vale lembrar que a camisinha é o único método seguro contra as DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis.

 

impotência sexual psicólogo em salvador

Único método seguro contra doenças

Muita gente não está usando mais camisinha, especialmente para as relações ocasionais, o que é um absurdo. Não por acaso, os casos de infecção por HIV tem aumentado cada vez mais em toda a população. Dados da ONU mostram que os casos de contaminação por HIV no nosso país aumentaram em 3% entre 2010 e 2016 – enquanto no resto do mundo caíram em 11%.

Também não podemos esquecer de todas as outras DSTs, como a sífilis, que está em epidemia, e a gonorreia, que também está aumentando. A camisinha é o único método seguro que existe para a prevenção de doenças. Como são doenças invisíveis ou muitas vezes silenciosas, o uso da camisinha é fundamental.

Por isso, nunca se esqueça: a culpa pela perda de ereção não é do preservativo e é essencial insistir em usá-lo. Por isso, se você não está conseguindo lidar bem com a camisinha, procure ajuda qualificada, pois as causas podem ser físicas, mas também pode ter origem emocional ou psicológica e isso tem tratamento.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Post A Comment