O ciúme é uma emoção humana extremamente comum, senão universal. Culturalmente o comportamento ciumento passou a ser dividido entre “normal” e “patológico”. Escrevo entre aspas porque mesmo o considerado “normal”, o ciúme carrega em si algo também doentio: a tentativa de posse sobre a pessoa amada.

Querer ter o controle de outra pessoa, ainda que isso tenham a conotação de “normal” só pelo fato de ser algo usual e frequente; nunca deve ser visto como um comportamento sadio. Qualquer manifestação de ciúme tem um aspecto doentio, o dito patológico difere apenas por ser mais grave.

ciúme relacionamento terapia de casal em salvador ciúmes

É importante entendermos que o ciúme refere-se a um conjunto de pensamentos, emoções e ações, desencadeados por alguma ameaça à estabilidade ou qualidade de um relacionamento íntimo. Ou seja, o comportamento ciumento sempre surge em decorrência de algum aspecto de insegurança e risco (real ou imaginário) ao relacionamento. Dessa forma ele pode estar presente em qualquer tipo de relação interpessoal, embora seja mais característico nos relacionamentos amorosos.

Assim, qualquer ação de ciúme que contemple essas três características, sinaliza que, pelo menos um dos membros na relação está tendo comportamentos inadequados na relação, e por isso, precisa de tratamento.

 

Sentir ciúme é sentir insegurança.

Isso porque o ciúme associa-se à insegurança e imaturidade. Os estudos mostram que sua função é expressar o desajustamento psicológico e social, algo cada vez mais problemático, indesejável e patológico. Por isso o conceito patológico de ciúmes compreende várias emoções e pensamentos irracionais, mórbido ou perturbadores. Além , claro, de comportamentos inaceitáveis, bizarros, social e moralmente questionáveis.

Normalmente onde vemos o comportamento ciumento veremos também o medo de perder o parceiro(a) para um(a) rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no funcionamento pessoal e da relação.

Se este é um tema que lhe interessa, não deixe de acompanhar as postagem sobre ciúmes aqui no blog. Aqui você saberá um pouco mais sobre a patologia do ciúme e outros comportamentos que prejudicam o relacionamento amoroso.

 

Veja abaixo alguns textos que escrevi falando sobre ciúmes.