Voo cancelado ciúme psicólogo em salvador terapia de casal

Voo cancelado, ciúme mantido.

Um voo cancelado na última sexta-feira vem dando o que falar. Ao ser informado que não poderia chegar em casa naquela noite  devido ao cancelamento do voo, um marido teve a ideia de filmar o comunicado dado pela funcionária da companhia aérea. A atitude parecia demonstrar que o passageiro estava fazendo o registro para uma futura reclamação contra a empresa, mas, para surpresa de todos, ele queria apenas ter provas para apresentar à sua mulher, que, sem o registro, certamente não acreditaria na justificativa do marido; um caso típico de ciúme.

 

 

 

 

Já falei aqui no blog que ciúme é sinônimo de insegurança no relacionamento. Hoje vou acrescentar um pouco mais de dendê nessa questão. E não é pra menos!

O caso do voo cancelado parece demonstrar muito bem o quão preocupante é a questão do ciúme no relacionamento. E por mais que as pessoas insistam na tese de que o ciúme é prova de amor; fica cada vez mais evidente que ele é o sintoma da insegurança vivenciada nos relacionamentos.

Ao assistir ao vídeo do caso do aeroporto me veio logo três insights:

 

1 – Esse rapaz já aprontou todas e a mulher não confia em mais nada que ele diga.

2 – Ela deve ser uma mulher exacerbadamente insegura de si ou desse relacionamento.

3 – Ou as duas alternativas acima e nunca saberemos quem veio primeiro, o ovo ou a galinha!

O voo cancelado e o ciúme.

Em meu consultório lido com as questões relacionadas ao ciúme quase que diariamente. Esse, por sinal, é um tema comum nas terapias de casais. A sensação é que há sempre algo a temer e que mesmo nos momentos de aparente tranquilidade, o clima é sempre de uma guerra fria entre o casal.

 

Voo cancelado ciúme psicólogo em salvador terapia de casal Elídio Almeida

 

Durante as sessões os casais percebem como vivem em uma pseudo felicidade na qual acreditam que ter (ou dar) o controle é o suficiente para viver bem. No entanto, muitos casais não demoram a notar que esse modo de se relacionar só traz ansiedades, transtornos e insegurança.

O vídeo do voo cancelado não fala de uma prova de amor, como muitos preferem enxergar. Ele parece revelar a rotina de um casal que não conhece a confiança mútua. Ou reflete a angústia e tensão de um relacionamento que pode ruir simplesmente pelo fato de um imprevisto comum a qualquer pessoa. Mesmo assim precisa estar respaldado de provas inquestionáveis.

Em meu trabalho como terapeuta de casal, procuro mostrar aos meus clientes quão satisfatório (e seguro) é vivermos numa relação onde o casal é cúmplice e cultivam a confiança. Infelizmente poucas pessoas conhecem ou convivem em relações em que a própria palavra basta. Ou seja, desconhecem aquela relação em que o sentimento é quem dá o tom da confiança e estabilidade ao casal.

Casais cúmplices e seguros não precisam de vídeos ou qualquer tipo de prova para demonstrar fidelidade. Muito menos temem um voo cancelado ou uma noite fora de casa.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Post A Comment