motivação profisisonal psicólogo em salvador -desmotivado-istock-getty-images

Motivação Profissional:
Entenda porque você não consegue manter a motivação.

Um estudo sobre motivação profissional foi divulgado recentemente pela Towers Watson Consultoria e traz dados preocupantes. A pesquisa ouviu mais de 32 mil profissionais de organizações de grande e médio porte, em 28 países. A pesquisa revelou que 60% dos profissionais brasileiros em atividade estão desmotivados no seu emprego atual.

A questão da motivação é fundamental para estabelecermos ações, vínculos, enfrentamentos e tomadas de decisões adequadas na nossa vida pessoal e, lógico, na nossa vida profissional. No entanto, como muitos profissionais estão desmotivados em suas funções, tendem a acreditar que não estão no emprego certo. Outros acreditam que precisam fazer algo diferente em suas vidas, ainda que optem por recorrer a testes vocacionais para saber o que realmente lhes trazem motivação profissional.

 

 

médico sindrome de burnout psicólogo em salvador

 

Refletir sobre este cenário e sobre nossas escolhas no contexto profissional é fundamental para tomarmos rumos mais adequados. No entanto, é imprescindível fazer isso de forma responsável.

Agir com responsabilidade diante desse quadro de desmotivação parece ser o primeiro pensamento de quem se vê infeliz profissionalmente. Mas como as pessoas desmotivadas estão fazendo isso?

Em minha prática diária como psicólogo comportamental clínico, tenho percebido muitas pessoas buscando os serviços de orientação vocacional. Muitas destas pessoas pensam em mudar de profissão ou experimentar outras áreas.  Muitas, porém, têm depositado nos trabalhos e profissões uma expectativa extra.  Esse plus  vem sempre recheado de expectativas, sonhos e desejos – que nem sempre é comportado ou absorvido pela profissão ou pelo trabalho que desenvolvem ou pensam em desenvolver.

 

 

motivação profisisonal psicólogo em salvador

 

Em outras palavras, e ouço bastante isso, é como se a vocação, o sonho ou o objetivo de vida de um ser humano se resumisse ao seu trabalho ou a sua profissão. Talvez por esse motivo, muitas pessoas investem suas vidas numa determinada profissão, numa carreira ou na aprovação em um concurso e, mesmo diante de sucessivas conquistas profissionais, se veem infelizes e desmotivadas. Ou seja, são tidas como profissionais de sucesso, mas se veem infelizes e desmotivadas. Mas isso não acontece do nada.

 

Motivação profissional e o mundo do trabalho

 

Para se ter ideia, no século XVIII, um cara chamado Benjamin Franklin disse, pautado nos acontecimentos e interesses da época, a seguinte frase: “O trabalho dignifica o homem”. Até poderíamos pensar que, desde então, a humanidade vem se guiando por esse lema. Mas dados como os da pesquisa citada acima mostram que a realidade não é exatamente assim.

Será mesmo que o trabalho tem a função de realizar plenamente o ser humano? Penso que a ideia de Benjamin é melhor compreendida quando refletimos sobre algo que Skinner chamou de reforço generalizado. Entenda: um dos maiores reforços (compensadores, motivadores) do trabalho é o dinheiro que recebemos ao final do mês ou como pagamento pelo nosso trabalho. Ou seja, através do dinheiro temos acesso a diversos outros compensadores.

 

 

motivação profisisonal psicólogo em salvador elidio

 

 

Desse modo, o dinheiro é um exemplo de reforço generalizado. Através dele, podemos ter acesso a vários outros reforços (alimento, moradia, medicamentos etc). Como o trabalho tende a ser essa fonte de reforços generalizados, tendemos a investir uma série de expectativas em nossas profissões ou postos de trabalhos.

No entanto, parece que algumas pessoas perderam o limite das expectativas depositadas nas suas profissões e querem de seus trabalhos muito mais que o mero reforço intermediário. Elas querem já o reforço final e não o caminho até aquilo que é efetivamente a sua compensação final. Por isso, cada dia mais, muita gente vive em crise ou frustrada com suas escolhas e conquistas. Outras tantas resumem toda essa problemática dizendo que jogarão tudo para o alto, começarão tudo do zero e irão em busca da realização da sua vocação pessoal/profissional.

 

 

motivação profisisonal psicólogo em salvador elidio almeida

 

 

Há outras formas de motivação profissional 

 

Há também aquelas desde muito jovem veem na escolha de uma profissão a solução para todos os problemas da vida. Para todas estas pessoas, vale a dica de refletir – ainda que por um breve momento – que motivação e reforço pode vir de diversas outras ações e escolhas? A profissão e o trabalho são apenas algumas delas. Por isso, procure hoje mesmo descobrir outras fontes de motivação em sua vida. Seu trabalho ou sua profissão pode estar saturado ou não ter a condição de atender todas essas demandas e expectativas.

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta