Terapia-de-Casal-em-Salvador-psicólogo-elídio-almeida

Terapia de Casal: por que as pessoas traem?

Desde que comecei a trabalhar com Terapia de Casal em Salvador, notei que uma das maiores preocupações e medo de quem está envolvido em alguma relação é o temor de ser traído ou traída. Por isso é muito comum as pessoas se perguntarem Por que as pessoas traem? Ou qual a razão que leva uma pessoa a trair? Se estas são perguntas que não saem da sua cabeça, saiba que não existe uma causa única. Cada pessoa tem uma motivação (ou justificativa) diferente para – como falamos no post anterior – quebrar o contrato da relação. A questão é que, quando iniciamos e cultivamos um relacionamento, nosso desejo é que apenas um ao outro se baste, mas quando menos se espera, você descobre que foi ou está sendo traída ou traído.

No post de hoje vamos compreender melhor esta problemática da traição e saber o que os estudos e a experiência com a Terapia de Casal em Salvador pode nos revelar sobre o este tema.

Logo após a surpresa da traição, surge uma avalanche de questionamentos que passam desde você se considerar culpado ou culpada pela traição (veja aqui), até mesmo perguntar aos sete ventos o que pode ter levado seu companheiro ou companheira a lhe trair. Embora seja muito difícil passar pelo processo de uma traição, é ainda mais difícil ainda saber sua causa. Por isso é sempre importante buscar ajuda neste momento, para reduzir o impacto de tantas emoções e compreender melhor a situação. Em minhas pesquisas e estudos sobre o tema, associado à prática da Terapia de Casal em Salvador, tenho observado que são vários os motivos que levam à traição.

Terapia de Casal em Salvador tratamento para traição em salvador

Terapia de Casal em Salvador
Por que as pessoas traem?

Uns traem porque sentem que não deveriam se limitar a poucas experiências ou a exclusividade da relação monogâmica. Outros simplesmente consideram que possuem esse direito, afinal culturalmente são criados dessa forma; especialmente os homens que, inclusive, acreditam que a traição faz parte da natureza masculina. Além do fato de existir aquelas pessoas que traem porque acreditam que jamais serão descobertas, aqueles que traem simplesmente por não controlar seus impulsos ou para dar o troco, pois, descobriram que foram ou estão sendo traídos.

Terapia de Casal em Salvador Elídio Almeida psicólogo em salvador

Terapia de casal:

VOCÊ CONHECE AS ETAPAS PARA SUPERAR UMA TRAIÇÃO?
POR QUE DÓI TANTO DESCOBRIR UMA TRAIÇÃO?
IMPOTÊNCIA SEXUAL MASCULINA: SAIBA COMO É O TRATAMENTO PSICOLÓGICO PARA ESTE PROBLEMA.

Como estudioso e pesquisador do tema, quero lhes apresentar uma resposta para seus questionamentos sobre “Por que as pessoas traem?” ou Qual a razão que leva uma pessoa a trair? Lembre-se que somos, homens e mulheres, animais moldados, ao logo do tempo, pela cultura, regras e convenções sociais e religiosas. Assim, sem em essa modelagem ou sem os limites da cultura, da sociedade e das religiões estamos todos aptos a ter quantos parceiros sexuais e afetivos quisermos e suportamos. Mas aí surge uma nova pergunta: por que, mesmo vivendo sob regras e normas culturais, sociais, religiosas morais as pessoas traem?

Terapia de Casal em Salvador psicólogo em salvador

As pessoas traem, primeiro, porque são biológica e organicamente aptas a isto; e, segundo, porque encontram as condições para estes comportamentos; terceiro,  e mais importante, porque não pensam nas consequências dos seus atos ao investir numa traição. Se os homens ou mulheres envolvidos numa relação pensassem e refletissem sobre as consequências de uma traição, certamente teriam três decisões a tomar:

  • não colocariam todo o investimento da relação em risco por algo pontual e normalmente sem futuro;
  • mesmo convictos que iriam trair, sabendo do impacto para a relação, terminariam a relação antes da traição;
  • não trairiam.

Refletir sobre as consequências das nossas escolhas e decisões é o que nos difere do homem primitivo. Quando uma pessoa age de forma a não pensar nas consequências do que faz para si e para as outras pessoas (especialmente se esta pessoa for sua companheira ou seu companheiro), ou seja, se ela não consegue controlar seus impulsos ou vive em conflito entre estes impulsos, desejos, compromissos e normas sociais, talvez ela esteja precisando de suporte para tratar algum transtorno psicológico e emocional.

Terapia de Casal em Salvador terapia para casal em salvador

Uma coisa que costumo sempre discutir com meus pacientes, especialmente nas Terapia de Casal em Salvador, é que o real motivo que gerou a traição pode estar no relacionamento; e é para a relação que devemos olhar nesse momento de crise. Não é  incomum notar como os casais têm dificuldades para expressar seus sentimentos e emoções e, muito por isso, criam idéias mágicas e irreais para resolver os problemas (a traição, por exemplo), quando poderiam dispor de vários outros recursos para compreender as dificuldades e resolver de forma adequada os problemas. Por isso gosto tanto do trabalho que faço com a Terapia de Casal em Salvador.

Se a traição é um tema que tem causado problemas em sua vida, não hesite em buscar ajuda para si ou para alguém que você queira ajudar. Penso sempre que relacionamento é para nos completar, não para nos destruir.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta