traição terapia de casal psicólogo em salvador

Terapia de casal:
De quem é a culpa quando se descobre uma traição no casamento?

Muitas pessoas me perguntam: De quem é a culpa quando se descobre uma traição no casamento?  Várias dessas perguntas já vem com algumas hipóteses e, inclusive, as pessoas têm uma enorme tendência a achar que a culpa é de quem foi traído ou traída. Esta semana, por exemplo, recebi vários emails com perguntas sobre o tema, dentre eles, cinco continham as seguintes perguntas:

“- Descobri que minha mulher está me traindo. Será que ela faz isso por que estou acima do peso?”

“- Acho que meu namorado me trai com outras garotas. Gostaria de saber se ele faz isso por que tenho algumas restrições no sexo?”

“- Minha mulher descobriu que eu transo com outras pessoas, mas eu disse que a culpa é dela que fica mais com nosso filho do que comigo. Estou certo Dr.?”

“- Esta semana peguei o celular da minha mulher e descobri que ela está me traindo com um colega de trabalho. Estou furioso, mas sei que parte disso é minha culpa, porque não tenho mais o mesmo ânimo de antes. O que devo fazer?”

“- Só traio meu namorado porque tenho certeza de que ele me trai. Mesmo assim tenho medo que ele descubra. Isso é normal?”.

 

traição celular terapia de casal psicólogo em salvador

 

Viu só como estas pessoas tendem a colocar a culpa nas pessoas traídas e que da mesma forma as pessoas traídas se consideram culpadas pela traição? Por mais estranho que isso possa parecer, essa é uma teoria amplamente difundida e que se traduz em uma prática corriqueira, que gera muita artificialidade e infelicidade nos relacionamentos.

No entanto, não concordo com essa teoria, penso que cada um é responsável por si e pelos seus atos; jamais devemos responsabilizar o outros pela coisas que fazemos, tampouco justificar nossos atos pelas eventuais falhas alheias.

Descobri que fui traída o que faço?

Todos que traem ou são traídos, devem ter em vista que a traição é uma quebra de contrato e os termos deste contrato são comuns ao casal.

Implícita ou explicitamente, toda relação é regida por um contrato e por combinados que dão as diretrizes da relação. Em toda minha história com terapia de casal nunca vi um contrato de relacionamento com os seguintes: “caso um passe a ter a característica x, o outro tem o livre direito de trair”. Dizer que “foi a obrigado a trair”; “que não teve saída”; “que trai porque sabe que é traída; “que seu parceiro ou parceira tem o direito de lhe trair por razões do tipo x, y, ou z” e encarar tudo isso como se fosse normal é um absurdo!

 

Traição é uma quebra de contrato.

Absurdo, pois, em toda relação devemos encarar os problemas de frente e de forma honesta. Jamais uma falha deve justificar outra. Quando uma traição ocorre e é descoberta no relacionamento, é importante que todos saibam que ela surgiu porque quem traiu optou por isso, porque não soube segurar seus impulsos ou não procurou resolver as questões da relação antes de partir para a violação do contrato. Muitos, inclusive, acreditam que a traição jamais será descoberta.

traição psicólogo em salvador

Porém, quem pensa assim apenas tenta se iludir, pois subestima a habilidade do seu companheiro ou companheira. Obviamente há casos em que as pessoas descobrem e fingem não saber, muito embora isso nunca seja uma boa escolha, pois causa no traidor ou na traidora, exatamente essa sensação de “super poder“.

 

Quando um casal passa a vivenciar conflitos em função de casos de traições descobertos ou velados, está mais do que na hora do contrato da relação ser revisto.

Rever os termos do contrato de uma relação não é uma tarefa fácil e, muito por isso, várias pessoas recorrem a ajuda profissional, para obter um suporte qualificado neste momento tão delicado.

infidelidade-no-casamento- traição psicólogo em salvador

Minha dica como terapeuta de casal é que um bom começo para isso seria, ao invés de se perguntar de quem é a culpa quando se descobre uma traição no casamento;  você, de antemão, já saber que foi uma escolha feita por quem traiu. Esse é um ponta pé interessante para compreender os fatos e restaurar o relacionamento.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta