hiv e aids tratamento psicólogo em salvador

Suas informações sobre HIV e Aids estão atualizadas ou ainda são de 1977?

A ideia de escrever esse post sobre HIV e Aids já paira minha lista de textos a serem publicados há um bom tempo, mas faltavam alguns gatilhos para encadear as ideias e os conhecimentos para impulsionar as palavras. Isso mudou depois que, atualizado sobre o tema, ouvi uma entrevista do ministro da saúde e assisti, esta semana, a um vídeo exemplar. No vídeo, o ator, cantor, diretor e dramaturgo, Gabriel Estrela, que é soropositivo traz depoimentos impactantes. Logo mais abaixo você poderá assistir ao vídeo e ver alguns comentários.

 

 

Sei que assuntos relacionados ao HIV e a Aids são de interesse de todos (admitam as pessoas ou não) e na mesma proporção, igualmente polêmicos. Cotidianamente, percebo que muito pouco é falado sobre HIV e Aids, salvo em períodos de grandes festividades como é o caso do carnaval, em que o governo finge instruir as pessoas com uma maquiagem da realidade em campanhas que se atém, prioritariamente, ao incentivo para testes diagnósticos e ao uso preventivo da camisinha. Isso é bom, mas a importância do assunto pede bem mais.

Também vejo que o tema circula um pouco mais entre médicos, pesquisadores e portadores do vírus. Mas o assunto precisa ser melhor debatido e compreendido. Pois parece estar desatualizado e ainda mal compreendo para as evoluções do momento atual.

 

 

HIV e aids hiv e aids tratamento psicólogo em salvador elídio Almeida

 

 

O principal tratamento para HIV e Aids é a informação de qualidade.

A Aids é uma doença grave, mas a falta de ações adequadas, a desinformação, o preconceito e a discriminação que cercam essa patologia, provocam um mal ainda maior, não somente aos soropositivos, como também a toda sociedade. A impressão que se tem é que, mesmo diante de todos os métodos preventivos, avanços, controles e tratamentos alcançados na atualidade, a maioria das pessoas parece ainda viver em 1977/1978, quando o HIV e a Aids foram descobertos.

O que muita gente não sabe, é que de lá para cá, muitos avanços ocorreram e hoje o quadro é completamente diferente do que foi no passado. Porém, lamentavelmente poucas pessoas sabem destes avanços e muito por isso agem como se tivessem paradas no tempo, como discos arranhados que repetem o mesmo discurso o tempo todo, sem sair do lugar. Penso que precisamos conhecer os aspectos atuais e reais do HIV e da Aids, para, assim, driblarmos a ignorância acerca do tema, colocando mais informação e ações eficazes, onde atualmente impera a falta de conhecimento e o preconceito.

Esse é o primeiro dos quatro posts da série sobre HIV e Aids com algumas informações úteis sobre tema. Há outros três textos anteriores. Caso queira lê-los, clique aqui: [ 2 ], [ 3 ] e [ 4 ].

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta