depressão no ambiente de trabalho psicólogo em salvador

Depressão no ambiente de trabalho. Como Evitar?

Depressão no Ambiente de trabalho – Mesmo sendo considerada por alguns estudiosos como a doença do século, nem sempre a depressão  é discutida. A doença veio à tona mais uma vez após a queda do avião da Germanwings, com 150 pessoas a bordo. O acidente ocorreu no último dia 24, na região dos Alpes franceses.

Segundo informações divulgadas pela ampla mídia mundial, o piloto que teria derrubado o avião sofria de depressão. Segundo a investigação em curso, o piloto escondeu seu quadro emocional da empresa. Outras informações dão conta que o piloto, na véspera do acidente, fez buscas na internet sobre métodos de suicídio.

Infelizmente este não é um caso isolado, pois muitas outros trabalhadores certamente sofrem calados com a depressão. As consequências deste ato podem ir muito além do impacto na vida do depressivo. Inocentes, a sociedade e até grandes ou pequenas empresas podem ser atingidas por casos que não estão sendo tratados adequadamente.

Estudos apontam que a sobrecarga de trabalho é um dos principais motivadores da depressão no ambiente de trabalho. Por isso, devemos ficar atentos! Pois, ainda que não estejamos depressivos, podemos ser afetados pelos comportamentos de quem sofre deste mal.

 

 

depressão no ambiente de trabalho psicólogo em salvador

 

 

A depressão no ambente de trabalho preocupa.

 

Se você acha que a depressão está distantes de nós, preste atenção a estes dados: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho. A projeção é que, até 2020, ela esteja no topo da lista. Também, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que mais de 10 milhões de pessoas sofram com a depressão no Brasil. No entanto, apenas um percentual mínimo dessas pessoas possuem diagnóstico adequado e um número ainda menor estão em tratamento.

 

 

depressão no ambiente de trabalho psicólogo em salvador terapia

 

 

As causas da depressão.

Longas e exacerbadas jornadas de trabalho, condições insalubres, sobrecarga, assédio moral, ambiente extremamente competitivo são algumas das causas da depressão. Esse contexto também provoca outras doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

Estes fatores favorecem o surgimento de outras doenças além da depressão, como também é o caso da Síndrome de Burnout, que falei anteriormente aqui no blog (veja).

Vale lembrar que nós – seres humanos – somos seres de relações sociais. Por isso, dada a rotina de muitos profissionais, verificamos que muitos deles passam mais tempo no ambiente de trabalho – ou em função dele – do que em sua própria casa. Tal fato, por si só, merece um olhar especial sobre essa configuração. Esse  fato tende a provocar adoecimento precoce e aceleração de alguns processos de adoecimento.

 

 

depressão no ambiente de trabalho psicólogo em salvador terapia

 

 

O ambiente de trabalho tem se mostrado um local estressante que. Associado a isso, a qualidade ruim das relações entre líderes e liderados, o modelo de gestão empresarial pautado na pressão por resultados, dentre outros fatores, têm sido  propenso ao desenvolvimento da depressão no ambiente de trabalho.

Durante minha formação como psicólogo, ouvi muito do queridíssimo professor Virgílio, durante  as aulas de Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT, na minha graduação, que “se é na organização que as pessoas mais adoecem por questões emocionais e psíquicas, alguém tem que ter o trabalho de cuidar dessas pessoas“. Essa fala demonstra o quão precisamos estar atentos às pessoas em suas atividades laborais.

É importante lembrarmos que a depressão, que, como todos os transtornos psíquicos, estão associados a múltiplos fatores. Dentre eles o fator orgânico, hereditário e sociocultural. Assim, não podendo ser reduzido a uma única causa. Entretanto, como é nesse ambiente onde ele é mais identificado, devemos ter um olhar sempre mais atento para evitar tragédias como o caso da queda do avião da Germanwings.

 

Como evitar a depressão no ambiente de trabalho?

 

Esta é uma pergunta que ouço com relativa frequência tanto no consultório como no cursos que tenho ministrado em algumas empresas. Obviamente a solução é muito particular para cada empresa, sua cultura, valores e os modelos de gestão. NO entanto, tenho notado que a maneira como são pautadas as relações interpessoais horizontal e verticalmente tem sido preponderante à depressão no ambiente de trabalho.

Em linhas gerais, servem as dicas para que as pessoas procurem sempre colocar-se no lugar do outro. Desenvolver a capacidade de aceitar as diferenças, ouvir as pessoas, reconhecer seus limites, direitos e deveres também ajuda bastante. Isso faz com que também aprendamos a reconhecer, respeitar e ajudar aos outros.

 

 

reuniao-chata depressão no ambiente de trabalho psicólogo em salvador

 

Por isso, temos tido excelentes resultados nos treinamentos de assertividade desenvolvidos em empresas que investem em seus funcionários. A assertividade contribui para driblarmos a depressão e também qualifica sua rotina para que tenhamos mais qualidade de vida no ambiente profissional e pessoal.

A depressão é uma doença que requer muito manejo, conhecimento e experiência para lidar com ela. Por isso busque ajuda. Penso que se todos se empenharem em construir um ambiente, seja organizacional, familiar ou social mais acolhedor, teremos cada vez menos casos de depressão noa mente de trabalho. Pense nisso e faça sua parte!

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta