Dificuldade para perder peso terapia de casal em salvador

Por que pessoas estressadas e ansiosas têm dificuldade para perder peso?

Dificuldade para perder peso? – Muitas pessoas vivem estressadas e ansiosas diariamente. Muitas delas tentam perder peso e manter um ritmo de vida saudável, porém estão sempre em conflito com o espelho e a balança.

Se você é uma dessas pessoas que vive ansiosa e estressada e também tem dificuldade para perder peso, entenda qual a relação desses elementos.

 

Dificuldade para perder peso psicólogo em salvador

 

Uma rotina estressante pode ter consequências negativas na balança. Segundo um estudo publicado recentemente pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, o metabolismo de uma pessoa desacelera significativamente após dias estressantes e de intensa ansiedade.

Quando isso ocorre, a capacidade de queimar calorias é drasticamente diminuída e o organismo funciona de forma mais lenta nesse processo. Isso pode explicar o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem emagrecer facilmente.

Outro fator associado à dificuldade de emagrecer em função do estresse e da ansiedade, segundo os autores do estudo, é que as pessoas tendem a consumir alimentos mais calóricos e gordurosos quando estão estressadas. Assim, os efeitos negativos do estresse sobre o excesso de peso são ainda maiores.

Leia também:

Terapia comportamental para combater a obesidade.

 

Dificuldade para perder peso- a ansiedade e o estresse.

 

Os resultados da pesquisa foram divulgados em julho, no periódico Biological Psychiatry.  Foram entrevistadas 58 mulheres, que relataram se haviam passado por momentos estressantes no dia anterior, como uma briga com o marido, problemas para cuidar dos filhos ou estresse relacionado ao trabalho.

Depois, elas fizeram uma refeição com ovos, salsicha e biscoitos que totalizavam 930 calorias e 60 gramas de gordura. Os pesquisadores, então, mediram a atividade do metabolismo das mulheres, além da taxa de açúcar, colesterol, insulina e cortisol (hormônio relacionado ao estresse) de cada uma.

O estudo indicou que as que relataram ter sofrido mais estresse no dia anterior e que apresentavam maiores níveis de cortisol gastaram, em média, 104 calorias a menos do que as outras participantes nas sete horas seguintes à refeição. Segundo os pesquisadores, isso pode significar o acréscimo de 5 quilos no período de um ano.

 

Dificuldade para perder peso: a ansiedade e o estresse.

 

Dificuldade para perder peso: a ansiedade e o estresse.

 

Além desse estudo de Ohio, outros têm mostrado que as pessoas são mais propensas a comer alimentos errados quando estão estressadas, e a pesquisa aqui destacada mostra que, quando nos alimentamos de forma errada, o ganho do peso se torna mais provável porque estamos gastando menos calorias.

Como falei no início deste post, uma rotina estressante pode ter consequências negativas não somente no seu comportamento e na sua saúde emocional, mas também na balança. Por essas e outras razões, talvez você precise compreender melhor como está funcionando sua rotina de vida, o que tem lhe deixado tão estressado(a) e ansioso(a), quais têm sido as consequências de tudo isso e como você pode melhorar em todos esses aspectos.

Muitas pessoas têm encontrado suporte adequado da psicoterapia comportamental. Neste trabalho, em cada sessão você conhece um pouco mais de si, compreende as causas e consequências dos comportamentos, bem como adota comportamentos novos em sua vida e experimenta uma vida mais confiante, menos estressante e com controle da ansiedade.

Além de tudo isso, como mostra a pesquisa, pode até ter um empurrãozinho para fazer as pazes com o espelho e a balança.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta