Sua relação é influenciada pela vida dos outros?

Sua relação é influenciada pela vida dos outros? – Recentemente disponibilizei um e-book com as 24 ilusões que podem destruir um relacionamento. Ali listei algumas das principais crenças e regras culturais que fazem parte do imaginário popular e muitas vezes são rigorosamente seguidas pelas pessoas que são influenciadas pela vida dos outros.

Essas ilusões nem sempre refletem a prática diária do relacionamento entre os casais e terminam sempre causando problemas, podendo até destruir o relacionamento. Conhecer essas ilusões e refletir sobre cada uma delas poderá levar você a superar as dificuldades vividas no seu relacionamento ou prevenir-se para driblar as crises e conflitos na sua vida amorosa.

influenciada terapia de casal em salvador

Quebrar padrões, desconstruir ilusões e adotar novos pontos de vista ou novos comportamentos, nem sempre é uma tarefa fácil. É natural, inclusive, que muitas pessoas achem algumas das regras apresentadas nas 24 ilusões do e-book ideias polêmicas. O que é comum, afinal, crescemos e vivemos numa sociedade que insiste em padronizar as pessoas e propagar modelos de comportamentos sem considerar que as pessoas são diferentes, os relacionamentos também são diferentes e variam de casal para casal.

Por isso, quando nos deparamos com determinadas novidades, tendemos a criar alguns espantos, mas devemos lembrar – e ter isso em foco – que nosso mundo e nossos contextos mudaram a cada momento. Desse modo, precisamos desconstruir essas falsas crenças e ilusões para vivermos cada dia melhor em nossas relações.

De onde vem essas ilusões?

Nós humanos aprendemos por meio da capacidade de elaborar processos cognitivos através da nossa própria experiência. Também, aprendemos através das experiências de pessoas que já viveram ou passaram por algo parecido e nos transmitem seu aprendizado pessoal. Ou seja, aprendemos observando os comportamentos de outras pessoas; aprendemos através da nossa experimentação ou, claro, pelos modelos que nos são passados direta e indiretamente durante a nossa formação como pessoa.

Por exemplo, você não precisou – necessariamente – ser assaltada(o) para saber que conduta deve ter numa situação de perigo; basta, na maioria das vezes, que a gente siga as instruções de segurança passadas por quem entende do assunto ou já passou por isso, não é verdade? Da mesma forma acontece com as ilusões do relacionamento. Somos altamente influenciados pela vida e experiência dos outros.

Quase que de forma supersticiosa as pessoas propagam generalizações de comportamentos e experiências que nem sempre se aplicam a todas as pessoas e a todos os casais. Por exemplo, quando uma pessoa diz para você que “ter um filho resolve os problemas do casamento“, devemos ter em vista que ela pode estar falando da experiência dela, de uma questão que não é igual a sua e, mesmo que ela tenha obtido um bom resultado, não significa que o mesmo acontecerá contigo.

Ou seja, não devemos nos influenciar exclusivamente pela experiência dos outros, pois podemos aprender e amadurecermos em nossas próprias relações, desde que tenhamos comportamentos adequados.

Quando uma relação é baseada e influenciada pela vida e experiência dos outros, termina sendo muito prejudicial para o casal, pois os comportamentos adotados para essas regras e crenças não refletem a vida de todas e, por isso, causam tantas estranhezas e conflitos.

 

 

 

incluenciada pelo namorado influenciada terapia de casal em salvador

 

 

Vida influenciada pelos outros.

Existe uma crença popular que diz que “toda mulher que apanhou do pai quando era criança tende a apanhar do marido”. Já pensou se o marido fica sabendo que sua mulher apanhou do pai quando era criança e, baseado nessa crença, sente-se autorizado a bater na mulher? Um absurdo, não é verdade?

O mesmo absurdo cometemos quando trazemos essas regras e ilusões para nossa relação. Por isso você deve agir sempre com o foco principal em você, na pessoa com quem convive e, claro, na relação entre vocês. As regras e ilusões da cultura não devem assumir o primeiro plano e influenciar sua relação.

Esse assunto é bem amplo e você pode saber mais sobre ele. Vou detalhar cada uma das ilusões que podem destruir um relacionamento, numa sequência de emails, nos quais compreenderemos melhor esses aspectos e teremos dicas que podem ser essenciais para salvar seu relacionamento. 

 

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta