Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal Elidio Almeida

Homens têm dificuldade para expressar sentimentos e emoções. Entenda.

Entenda por que os homens tem dificuldade para expressar sentimentos e emoções.

 

“Homem que é que homem resolve as coisas desse jeito…”

“Faça isso que nem homem!”

“Tá faltando um homem pra por ordem aqui”

“Homem não chora…”

 

Certamente, você já deve ter ouvido alguns desses ditados populares. Parece que, antes mesmo de nascerem os homens têm papéis definidos na nossa sociedade.

 

 

Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal alexitimia-tratamento-para-expressar-sentimentos-e-emoçoes-com-psicólogo-em-salvador

 

Embora já tenhamos evoluído significativamente nesses padrões culturais, nossos comportamentos ainda seguem rigorosamente, em muitos casos, esses papéis que distinguem homens e mulheres em razão e emoção, coisas de homens e coisas de mulheres.

Ainda vivemos numa sociedade que educa os homens com farto acesso a liberdade, em oposição a educação das mulheres, que sofrem com uma série de regras e proibições sociais. Afinal, homens têm mais liberdade que as mulheres? Se sim, qual será o preço dessa liberdade?

 

Os sentimentos dos homens

Antes de qualquer outra informação, é importante destacar que os homens também têm sentimentos. Embora, muitas vezes, não são/foram ensinados a expressar seus sentimentos, na maioria dos casos, a forma de lidar com o sentimento foi aprendida em função das consequências que esta trouxe aos que ousaram a experimentá-la.

Talvez não seja novidade pensar que, desde sempre (embora hoje menos) muitos meninos foram socialmente punidos e humilhados por expressar seus sentimentos e emoções nessa sociedade/cultura com tantas regras e papéis atribuídos aos gêneros.

 

 

Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal

 

Punir as expressões sentimentais dos homens faz com que esse comportamento seja evitado, causando além do sofrimento, outras conseqüências igualmente severas.

Os homens, por preconceitos e ensinamentos culturais, no geral, não recebem uma boa educação sentimental. Ao contrário, desde pequenos, são criados para exercer um papel que, via de regra, não abre espaço espaço para expressar “essas fraquezas”. Homem faz coisas de homem: trabalha pesado, tem que ser paquerador e pegar todas as mulheres, enquanto elas ainda são vistas como submissas, sexo frágil. Ou seja, padrões e regras ilógicas e lamentáveis para nossa época.

 

Como seria nossa sociedade se experimentássemos a troca desses papéis?

Vários filmes, inclusive nacionais, já exploraram essa possibilidade de troca. Apesar da maioria deles tender para o estilo besteirol, como é o caso da sequência “se eu fosse você”. No entanto, muitos deles fazem reflexões bem interessantes. Há também músicas que versam sobre o tema. Uma que acho bem ilustrativa é a música “If I Were a Boy” (Se eu fosse um garoto), da cantora Beyoncé.

Na letra, Beyoncé fala de como seria sua vida se ao invés de uma mulher, ela fosse um homem e tenta mostrar as vantagens da masculinidade em detrimento dos papéis impostos socialmente às mulheres. Veja:

 

 

A letra diz que homens vão para onde querem, tem mais liberdade, mais atividade pública, mais respeito social e profissional, pode sair com amigos quando quiser, para onde quiser… Já a mulher, é vista com menos liberdade, mais contida e se fizer as mesmas coisas que os homens será alvo de críticas.

Não é novidade para nós que se um homem beijar várias mulheres numa festa ele é visto como gostosão, mas se a mulher fizer o mesmo será vista como p*ta (ops!). Repito, embora isso venha mudando lentamente, ainda é um fator comum na maioria dos grupos de nossa sociedade.

Aparentemente, homens têm imensas vantagens quando o assunto é comparar padrões, regras e papéis entre homens e mulheres na nossa sociedade. Mas será que é isso mesmo?

 

 

Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal

 

 

Se observarmos com mais atenção a música de Beyoncé, será que encontraremos só vantagens nos padrões culturais da masculinidade? Acredito que não. E isso parece refletir exatamente o que acontece na nossa sociedade, no mundo real.

Então, quais seriam as desvantagens de levar a cabo essas regras culturais da masculinidade? Ao bem da verdade, os papéis masculinos não abrem espaço para os homens expressar sentimentos e emoções de forma adequada, sem punições e sem culpa. Muito por isso, é mais comum vermos homens estressados e com transtornos relacionados a ansiedade, dificuldades em relacionamentos sociais, afetivos e amorosos, além da constante cobrança para ser um profissional competente, bom marido, bom pai, bom amante e que ainda por cima tem que ter controle emocional (sendo que ninguém ensinou quando era garoto). O resultado quase sempre é ruim e os reflexos surgem na tanto na vida pessoal e profissional.

 

 

 

Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal Elidio Almeida

 

 

No campo profissional, os homens até têm lidado bem com esse controle emocional. A propriedade sobre as técnicas e os conhecimentos da profissão ajudam a superar as barreiras emocionais dos relacionamentos interpessoais invariavelmente presentes em qualquer profissão. A maior dificuldade que os homens têm é expressar sentimentos e emoções na vida amorosa e afetiva, afinal, esse papo de “falar de sentimentos” é coisa de mulher, não é verdade?

Mentira!

Somos todos humanos. Independente de gênero, somos seres sociais e inevitavelmente, ao menos uma vez na vida nos envolveremos afetivamente com outra pessoa e expressar sentimentos e emoções será salutar. Se você ainda não desenvolveu essa habilidade, não perca tempo e comece hoje mesmo, pois alguma coisa no seu passado pode ter prejudicado seu desenvolvimento nesse aspecto.

Ainda não acredita que nossa cultura e as regras sociais nos prejudicam nesse aspecto? Então sugiro que veja o vídeo abaixo.

 

 

 

Você reparou como o garotinho dá vários sinais de insegurança até ganhar confiança para expressar seus sentimentos e emoções? Percebeu como ele morre de medo de expressar publicamente o que sente pela garotinha? “Eu não quero que o mundo inteiro saiba, deixo em segredo”. E segue justificando porque evita falar o que sente: “Todos iriam rir de mim”. Ou seja, para evitar sofrer as conseqüências daquele contexto onde falar o que pensa/sente é motivo de gozação, aquele homenzinho em formação estava entendendo que era melhor suprimir seu sentimento, viver calado sem expressar seus sentimentos ou quem sabe até viver um amor platônico.

Um dos maiores temores masculinos, senão o maior de todos, é o de ser humilhado em público“. Afinal, ainda hoje somos educados para ser fortes, competitivos, sérios e mostrar poder na sociedade… E você reparou como a garotinha assume seus sentimentos numa boa? Segura e com muito mais naturalidade ela demonstra muito mais habilidade que o rapazinho, que tenta se conter entre a timidez e a animação por ter percebido que não levou o tão temido fora!

Creio que deste pequeno vídeo podemos entender melhor como desde cedo aprendemos (homens e mulheres) a selecionar os comportamentos que nos acompanharão em todas as fases da vida. Por isso, é altamente importante buscar melhorias nesse comportamento.

Hoje em dia, além das questões amorosas e afetivas, os homens precisam estar mais atentos às formas de expressar sentimentos e emoções. Até mesmo no trabalho os homens são cobrados por mais sensibilidade e por melhores estratégias de relações interpessoais.

 

 

Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal Elídio Almeida

 

 

Expressar sentimentos e emoções.

Na sociedade ele precisa, de forma cada vez mais abrangente, se preocupar com a aparência, pois as mulheres desta geração são mais seletivas. Em casa, principalmente com a vida dinâmica e com as mulheres alçando cada vez mais espaço social e profissional, o homem precisa adquirir novas habilidades e assumir novas tarefas e responsabilidades. Diante desses desafios, muitos se sentem angustiados: “Não fui preparado para esse tipo de coisa”, “Isso não é coisa de homem!”. Será mesmo?

Todavia, sabemos que quebrar dogmas e regras culturais não é assim tão fácil e nem todos terão repertório maduro suficiente pra mudar sozinho ou pedir ajuda. Afinal, para esse homens, esse comportamento de pedir ajuda revela fraqueza, e eles foram ensinados que deve ser forte e ter poder.

 

 

Expressar sentimentos e emoções psicólogo em salvador Terapia de Casal Elídio

 

 

Por isso, devemos estar sensibilizados ao fato de que muitas vezes um amigo, um colega, o namorado, o marido, etc, pode estar em grande desespero emocional pelas pressões que sofre pelo sucesso, ele pode estar ocultando esses sentimentos. Acredite, isso é mais comum do que se pensa, e que explica inclusive muitos suicídios de homens que passaram por alguma experiência de fracasso ou foram humilhados social quando falaram sobre suas emoções e não suportaram o peso dessa punição pública. Nossa sociedade precisa entender que os homens têm mais dificuldades para expressar sentimentos e emoções porque foram (ou geralmente são) punidos quando expressam seus sentimentos e emoções.

Pense nisso você também!

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta