Ciúme do perigo ao tratamento psicólogo em salvador terapia de casal voce-tem-ciumes-passado-seu-namorado-conheca-sindrome-de-rebeca

Ciúme: do perigo ao tratamento

Em toda minha carreira como psicoterapueta, especialmente nas sessões de Terapia de Casal e nos casos onde as dificuldades nas relações amorosas eram o foco da psicoterapia, o ciúme sempre esteve presente. O Ciúme sinalizava perigo iminente às relações. Ele também demanda urgência no tratamento das pessoas que conviviam com esse mal em seus relacionamentos.

Lembro que, em julho de 2010, publiquei aqui no blog um dos meus primeiros posts abordando a questão do ciúme nas relações. Nele lancei uma enquete perguntando aos leitores se eles se consideravam pessoas ciumentas. Desde então, os resultados apontam que cerca de 80% das pessoas que responderam a enquete se consideram ciumentas. Este é um dado equivalente às estatísticas sobre o ciúmes apontadas em estudos científicos que analisaram a população brasileira em estudos transculturais.

 

Ciúme do perigo ao tratamento psicólogo em salvador terapia de casal

 

 

Terapia de Casal para ciúmes

 

Diariamente ouvimos e entramos em contato com as mais variadas formas de ciúmes e suas consequências. Basta abrir qualquer site de notícia,  sintonizar qualquer rádio ou ligar a tv qualquer programa jornalístico que ouviremos uma infinidade de casos de relacionamentos conturbados, traição, brigas, separação… e claro: mortes. Tudo relacionado ao ciúme. Parece que nunca tivemos tantos homicídios motivados por ciúmes.

A cada dia surge um novos fatos e manchetes trágicas relacionadas ao tema: “mulher joga ácido em suposta amante do marido“, “Jovem mata ex-namorada e amigo a facadas por ciúmes“, “Mulher é decapitada pelo marido por ciúmes“, “Adolescente diz que jogou ácido em mulher por causa de ciúme”, “Adolescente de 14 anos tem 82% do corpo queimado pelo ex-namorado“… São muitos casos noticiados. Mas acredite, a maior parte não chega ao conhecimento público, pois é vivido em silêncio.

Embora algumas pessoas considere o ciúme como um sentimento positivo, parece estar claro que ele sempre trás prejuízos ao relacionamento. É notório que ele oferece perigo e risco de morte aos que convivem com esse vil sentimento.

Ao que parece as pessoas sabem muito pouco sobre o ciúme e muito por isso têm enormes dificuldades de identificá-lo, lidar com as situações inerentes a ele e, principalmente, precaver e evitar situações de risco.

Penso que as pessoas precisam se informar mais sobre o tema e – urgentemente – buscar tratamento especializado para o ciúme. Independente da pessoa ser a ciumenta ou a vítima do ciúme, quanto antes obtiver informações e meios mais adequados de lidar com os problemas, melhores serão as chances de sucesso.

 

 

Ciúme do perigo ao tratamento psicólogo em salvador terapia de casal elidio

 

Tratamento para ciúme

Nesse intuito, trago para os leitores do blog uma série de posts sobre o tema. Na série “Ciúme: do perigo ao tratamento“, quero apresentar causas, sinais, sintomas, como identificar e lidar com a pessoa ciumenta. Você verá casos, análises, problemas e possibilidades de tratamento.

Acompanhe, comente, compartilhe e participe mandando dúvidas e sugestões! Talvez assim, juntos, podemos diminuir as estatísticas que são cada dia mais assustadoras.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta