terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida

Terapeuta de casal em Salvador responde as 8 principais perguntas sobre a terapia.

Terapeuta de Casal em Salvador responde as 8 principais perguntas sobre a terapia.

Viver a dois é altamente prazeroso para algumas pessoas, mas para outras é um tremendo desafio. A vida de solteiro traz algumas comodidades que não funcionam da mesma forma depois que se inicia um namoro, um relacionamento sério ou mesmo o casamento. Por exemplo, tentar resolver problemas passa a não ser mais tão prático quanto na época que se estava sozinho.

Nesta nova fase, as brigas podem até ter intenções de mudança, mas chega uma hora em que um começa a incomodar o outro e qualquer atitude provoca intermináveis discussões.

Na própria relação, a famosa DR ou aquela longa conversa, que antes era antídoto para acalmar os ânimos, já não funciona mais. Por isso, várias pessoas me perguntam: quando deve ser o momento em que um casal deve buscar uma terapia? Quanto tempo dura uma terapia? Posso ir sozinha ou tenho que ir acompanhada? Tentarei explicar essas e outras perguntas aqui nesse post.

 

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida ciúmes

 

O que faz um terapeuta de casal em Salvador?

O terapeuta de casal tem, dentre outras funções, facilitar o diálogo ao trazer à tona o “não dito” que passa a ser expressado nas sessões e será devidamente trabalhado e elaborado com o casal. Em casos onde o casal passa por uma situação de trauma intenso, em que um fala como se o outro tivesse a habilidade de ler pensamentos, o terapeuta auxilia o casal a ter diálogos mais diretos e menos agressivos.

 

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida ciúmes

 

Qual o objetivo de uma terapia de casal?

Muitos casais chegam a um grau de dificuldade na relação que não conseguem manter sequer um diálogo. E como as insatisfações não são expostas e faladas, numa total inassertividade, elas acabam sendo guardadas. Isso vai formando a já conhecida bola de neve – pequenas coisas que vão se juntando. Dessa forma, o objetivo de uma terapia de casal é resolver questões que o casal não consegue lidar sozinho. Com a ajuda de uma terceira pessoa, o casal enfrenta e é convidado a encontrar uma resolução mais adequada à realidade.

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida separação

 

 

Terapeuta de Casal em Salvador.
Quando é o momento ideal para procurar terapia de casal?

A hora é quando um dos pares (ou ambos) percebe que algo está ruim, mas não consegue resolver o problema sozinho. Uma dica é observar que até tentam o diálogo, mas ele não acontece e sempre um ou até mesmo os dois ficam insatisfeitos com a situação. Ou seja, essa insatisfação na relação não pode ser exposta por incapacidade de lidar com a questão, daí é fundamental buscar ajuda.

A terapia de casal garante a satisfação conjugal?

Não há garantia de que através da terapia o casal consiga reverter uma relação já há muito desgastada, cheia de mágoas e raivas não elaboradas e/ou superadas. Em alguns casos o casal põe até perceber que o melhor a ser feito é acontecer a separação. Nestes casos, o terapeuta pode até trabalhar com a possibilidade de uma separação o mais amigável possível. O objetivo é sempre ajudar o casal a entender os motivos que levaram aos desgastes, brigas e desentendimentos. O interessante é que a terapia também auxilia no diálogo tão necessário, porém difícil nessa fase de tensão, frustração e luto por uma relação que não resistiu às dificuldades.

 

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida impotência sexual

 

Quem tem mais dificuldade em aceitar ajuda: homens ou mulheres?

Acertou se você disse que os homens têm mais dificuldade em pedir essa ajuda para questões de conflitos nos relacionamentos. Mas se engana quem acha que eles não procuram. Na verdade, os homens sofrem mais com as questões culturais que insistem em tentar dizer o que um homem pode ou não fazer. Quando se fala em emoções e sentimentos, homens e mulheres estão sujeitos às mesmas leis.

O que difere é que as mulheres aprenderam, ainda que culturalmente, a ter mais facilidade em expressar seus sentimentos e emoções, conseguindo conversar sobre o que as afligem. Os homens até permanecem mais tempo na insatisfação, sem se darem conta de que o melhor seria tentar algo diferente. Nesses casos muitos preferem acabar a relação, mas outros – muitos – preferem buscar ajuda profissional.

Terapeuta de Casal em Salvador

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida namorado ciumento


Quais as questões mais comuns que os casais levam para o consultório?

Eles sempre falam e procuram ajuda para tudo. Tudo mesmo! Porém alguns temas se destacam: traição, infidelidade, falta de desejo sexual, brigas, falta de atenção, dificuldade na criação dos filhos, ciúmes, desequilíbrio emocional, intolerância, questões financeiros, diferentes prioridades, o xixi sem mira certeira, o cocô do cachorro… Não importa qual seja, toda questão repercute de uma forma em cada pessoa. Somos diferentes um do outro e numa convivência tão íntima como é qualquer relacionamento afetivo, sempre surgirão coisas assim, que precisam ser ajustadas.

 

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida infidelidade

 

A infidelidade conjugal leva muitos casais ao consultório?

Sim. Na verdade a infidelidade acaba sendo a gota d’água para que muitos casais procurem a terapia como um último recurso para ficarem juntos. É sempre um bom sinal quando recebo no meu consultório casais que procuram ajuda para entender o porquê da traição ou da “intenção” de trair. Nem sempre se chega às vias de fato da separação, mas quando se descobre algo através da internet, das mensagens no celular, das conversas no Facebook, a insegurança no relacionamento fica muito grande. E, em algum momento, poderá estourar uma crise no relacionamento. Mas é comum que, após a confusão gerada por uma traição, o casal se refaça, mude o que não estava bom e volte a se apaixonar.

 

terapeuta de Casal em Salvador Elídio Almeida melhor

 

 

Quanto tempo dura uma terapia?

Não há um tempo determinado para isso. Tudo vai depender da necessidade do casal, no momento em que chegam ao consultório, e como evoluiremos no caso. Há casos pontuais em que o casal chega com uma questão bem definida a ser trabalhada e, quando ela é resolvida, seguem por conta própria. Outros chegam por um motivo e descobrem vários outros conflitos, transformando o trabalho um pouco mais demorado. Um diferencial é o empenho, tanto do terapeuta como do paciente, que pode trazer vários ganhos à terapia, tanto em qualidade quanto em eficiência.

Terapeuta de Casal em Salvador: agende sua consulta!

Se sua pergunta não foi respondida nesse post escreva pra mim clicando aqui ou usando os canais de comunicação do blog. Em breve responderei outras perguntas.

 

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta