como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal objetivos no casamento

Evitar a separação:
dicas para construir um bom casamento com a Terapia de Casal

Como evitar a separação? Diariamente, atendo casais que passam por dificuldades no relacionamento. Ao longo do tempo, pude notar que a maioria dos casais cometem erros que, mesmo sem intenção, trazem prejuízos drásticos para o casamentos.

Como já falei aqui em outros posts, alguns casais procuram a terapia de casal nos momentos de crises extremas ou tentando apenas mais uma alternativa antes de decidirem pela separação. Também, depois de ter apresentado as  24 ilusões que precisam ser desconstruídas para um bom relacionamento, o tema de hoje é Terapia de Casal: dicas para construir um bom casamento e evitar a separação, numa tentativa de ajudar os casais a reconstruir a relação.

 

01 – Conheça seu parceiro:

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal mulher-que-olha-atraves-de-uma-lupa

 

Quais objetivos de vida dele? Do que ele gosta? O que espera de um casamento? O que pensa sobre futuro, velhice… O esperado é que haja pontos de vistas diferentes, mas o ideal é que os conflitos sejam resolvidos antes do casamento. Se vocês só perceberam depois de casados o quão difícil é lidar com isso, devem buscar as mudanças imediatamente. E isso não deve acontecer como forma de espionagem do marido ou da esposa.

 

 

02 – Definam objetivo:

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal objetivos no casamento

 

O que vocês pensam sobre filhos? Querem priorizar a construção de um patrimônio ou aproveitar a vida? Vocês podem ter objetivos individuais, mas as grandes metas da vida devem ser definidas a dois. E definir significa discutir até entrar em acordo. Não significa abrir mão do que se quer, acreditando que não valha a pena sonhar, apenas por estar casado. E muito menos desistir para agradar o marido.

 

03 – Mais que amor para evitar a separação:

 

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal apaixonado

 

 

Não basta apenas gostar muito de alguém para dar certo no casamento. Analise também outros aspectos: comportamentos, habilidades, afinidades, hábitos, relacionamentos. É como um quebra-cabeças que juntamos peças distintas para formar uma paisagem harmônica.

 

 

04 – Individualidade na relação:

 

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal segredo casal unido

 

 

É preciso ter espaço individual também na vida a dois: Casados não precisam fazer “tudo junto o tempo todo”. Muitos casais que vivem como siameses tendem a enjoar um do outro e isso interfere de forma geral no processo da relação, principalmente na vida sexual.

 

 

 

05 – Lembre-se de que dá trabalho:

 

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal casal cansado

 

Ninguém é perfeito, mesmo sua “alma gêmea”. Conflitos, divergências e problemas vão acontecer, com certeza, e é preciso maturidade para enfrentá-los, sem fazer disso um desgaste. Ou seja, vida de casado não é a mesma coisa que a vida de solteiro. É preciso ter isso em vista a todo momentos, inclusive antes de firmar o compromisso com alguém, para que não haja arrependimentos.

 

 

 

 

06 – Acordos e combinados:

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal casamento feliz

 

O segredo do casamento é fazer acordos. Combinem o que pode ou não pode e como fazer as coisas. Atenção: entrar em acordo não é um se anular para alegrar o outro. Significa que ambos vão usar seus conhecimentos em assertividade para construir o contato da relação.

 

 

 

07 – Perdão no casamento:

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal traição-no-casamento-por-parte-do-homem

 

Em algum momento, marido e mulher vão cometer erros que podem variar dos mais triviais aos mais graves. É preciso saber perdoar e conversar sobre eles para que não se repitam.

 

 

 

08 – Sem conto de fadas:

 

casal perfeito como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

 

Príncipes e princesas encantados não existem, e nenhum casal é 100% compatível – conflitos vão aparecer até entre casais “perfeitos”. Aceite esse fato e aprenda a enfrentar e conviver com seus problemas.

 

 

 

09 – Não engula sapos:

 

engolir sapo no casamento como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

 

Evitar um conflito direto ou engolir sapos para “manter a paz” causa apenas o efeito “bola de neve” – depois de um tempo, o problema será ainda maior. Claro que é preciso fazer concessões numa vida a dois, mas isso não significa se anular ou fazer apenas a vontade do outro.

 

 

 

10 – Diálogo no casamento:

 

diálogo no casamento como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

 

A maior dica para manter um casamento feliz e saudável: Conversem! Sempre e, principalmente, quando surgir qualquer dúvida ou divergência. Parece bobo, mas é fundamental essa prática.

 

 

11 – Casamento não é namoro:

 

responsabilidades docasamento como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

 

Casar não é morar com o namorado. Saiba que a convivência, as responsabilidades e obrigações sociais são diferentes. Estejam preparados para isso.

 

 

12 – Famílias diferentes:

 

como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal sogra-problema

 

 

Na hora da dificuldade, a tendência é usar o exemplo dos pais. Entenda que cada família é diferente. Não há um certo e errado. Entenda também que o casal deve criar, junto, seu próprio modelo de família.

 

 

 

13 – Aprenda com o outro:

 

casal-mimado como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

 

Em vez de reclamar da diferença entre vocês, veja o que pode aprender com ela. Evitem juízo de valor e cultivem o hábito de compreender o ponto de vista alheio.

 

 

14 – Confie no seu parceiro:

 

confiança casamento como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

 

Façam seus acordos e cumpram com a sua parte. A confiança é a base de qualquer relacionamento. Se você não confia no meu marido ou na sua mulher, tem algo errado na relação.

 

 

15 – Seja feliz e faça o outro feliz:

 

feliciadade no casamento como evitar a separação psicólogo em salvador terapia de casal

Muita gente se casa com o único objetivo de ser feliz. Outros pensam que sua felicidade virá depois desfazer outro feliz. Não é obrigação de o cônjuge fazer o outro feliz; cada cônjuge deve responsabilizar-se pela alegria, jovialidade e energia para viver no decorrer de sua vida, inclusive no casamento. Quando ambos estão nessa sintonia de felicidade pessoal o reflexo do sucesso se reflete no casamento e isso ajuda a evitar a separação.

 

Lembre-se que, nem sempre, conseguimos seguir esses passos sozinhos. Principalmente, nos momentos em que o controle emocional está completamente abalado pelo desgaste da relação do casal. Por isso, busque ajuda profissional para compreender melhor os fatos e tomar as decisões mais eficientes para evitar a separação.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments
  • Renan Viegas
    Posted at 20:55h, 20 Maio Responder

    Muito bom adorei as dicas são muito proveitosas,concordo que a relação a dois só da certo se houver um bom diálogo.

  • Renan Viegas
    Posted at 20:55h, 20 Maio Responder

    Muito bom adorei as dicas são muito proveitosas,concordo que a relação a dois só da certo se houver um bom diálogo.

  • Renan Viegas
    Posted at 20:55h, 20 Maio Responder

    Muito bom adorei as dicas são muito proveitosas,concordo que a relação a dois só da certo se houver um bom diálogo.

Deixe uma resposta