orientação vocacional psicólogo em salvador elídio almeida teste psicológico

Quero fazer um teste de orientação vocacional. Como funciona?

“Quero fazer um teste de orientação vocacional. Como funciona?”. Com frequência ouço esta pergunta. Natural, pois muito se fala sobre os resultados de um processo de orientação vocacional, mas pouco se diz como ele é feito.

Vez ou outra ouvimos alguém dizer que fez um teste de orientação vocacional, que o resultado do teste vocacional ajudou na escolha da profissão, que a orientação vocacional ajudou a diminuir as dúvidas sobre o que escolher no vestibular. Mas como é que isso acontece mesmo? Nesse post, falarei um pouco como funcionam os testes de orientação vocacional.

 

 

orientação vocacional psicólogo em salvador elídio almeida

 

Como é uma orientação vocacional?

 

Primeiro, vale destacar que o teste de orientação vocacional não é uma técnica exclusiva para se conhecer as habilidades e expectativas vocacionais e profissionais de uma pessoa. O teste apenas é uma das técnicas mais difundidas, por ser mais prático, rápido e tão consistente quanto outras estratégias de conhecimento das profissões que mais se adequam ao perfil da pessoa.

Há no mercado várias opções de aplicação do teste de orientação vocacional/profissional. Normalmente, são aplicados um ou dois instrumentos específicos da orientação vocacional e em seguida é emitido um laudo sucinto com as indicações das profissões mais adequadas ao perfil da pessoa. Ao longo do tempo e experiência profissional, pude compreender que esse modelo reduzido não atende às expectativas do cliente. Também não fornece informações suficientemente seguras para indicar a uma profissão que poderá ser o investimento de uma vida para o cliente.

Vou explicar melhor o que acabei de escrever.

Nesse modelo usual, em que apenas um ou dois testes são feitos, são apontadas apenas as habilidades mais destacadas da pessoa, mas pouco fala sobre sua personalidade, seu contexto, sua formação, influências e referências para tomada de uma decisão tão importante como é escolher a carreira profissional de uma pessoa. Por isso, considero muito arriscado um profissional que abraça essa responsabilidade de orientar a vocação e habilidades de uma pessoa se basear apenas em parcas informações. Não que elas sejam inúteis, mas sozinhas elas parecem dizer pouco.

 

 

orientação vocacional psicólogo em salvador elídio almeida salvador

 

 

Com essa observação, passei a verificar a necessidade de acrescentar mais instrumentos para obtenção de dados para a avaliação do cliente. Assim, disponibilizo às pessoas que me procuram para orientação vocacional o seguinte serviço: Uma bateria de testes, com toda contextualização do perfil, habilidades e potencialidades da pessoa avaliada.

Antes mesmo de iniciarmos a aplicação dos testes, gosto de receber a pessoa que será avaliada para um bate papo, em que podemos nos conhecer um pouco mais, tirar dúvidas e oferecer algumas orientações sobre o processo. Este encontro tem duração média de uma hora e também é feita uma entrevista psicológica para municiar a base de dados que serão confrontadas com as informações obtidas na bateria de testes psicológicos.

A bateria que forma esta avaliação contém 10 (dez) testes científico-psicológicos que, somado a entrevista psicológica, totalizam 11 (onze) instrumentos utilizados no intuito de conhecer ao máximo o cliente avaliado. Os testes psicológicos são distribuídos da seguinte forma:

03 (três) testes de personalidade, que visam oferecer uma quantidade de informações altamente relevantes, que são confrontadas entre cada um desses testes e posteriormente verificada a adequação da indicação dos testes específicos ao perfil padrão apresentado nos testes de personalidades;

 

 

avaliação-psicológica-em-concurso-público psicólogo em salvador

 

03 (três) testes de atenção, que têm o objetivo de verificar os níveis e potencialidades das atenções concentrada, difusa e discriminativa da pessoa, para posteriormente verificar se estão adequadas ou em potencial para desenvolvimento, em concordância com as avaliações vocacionais específicas;

01 (um) teste vocacional, para verificar as tendências vocacionais já desenvolvidas pela pessoa e como essa vocação se reflete em níveis de personalidade e habilidades profissionais da pessoa. 

01 (um) teste de orientação profissional, que visa aferir as tendências e interesses da pessoa diante do universo das profissões e carreiras disponíveis no mercado de trabalho e nas instituições de formação (faculdades e universidades). Nesse teste, é possível verificar as tendências e interesses não somente pelas grandes áreas do conhecimento (exatas, biológicas, humanas, artes), mas é possível identificar se, no campo das exatas, por exemplo, a pessoa tem mais afinidade com a área de física/matemática, física/química ou cálculo/finanças. Veja um dos gráficos que compõem o laudo final.

01 (um) teste de raciocínio lógico, que visa verificar o desempenho cognitivo da pessoa em relação a profissão indicada nos testes específicos. As informações deste teste visam dimensionar e projetar o desempenho da pessoa avaliada no processo de graduação e aprendizado da nova profissão, bem como projetar as facilidades e dificuldades que poderão surgir na atuação profissional.

 

 

teste-vocacional-rapido elidio almeida psicólogo

 

01 (um) teste de maturidade para escolha profissional. Neste teste, conseguimos verificar como a pessoa se porta ao escolher sua profissão, quais são suas referências e influências (família, amigos, professores, mídias…), favorecendo aferir com mais segurança os resultados apresentados nos demais testes e na indicação da profissão que melhor contempla o perfil da pessoa avaliada.

Após a aplicação dos testes, emitimos um laudo (em média nove páginas), com todas as informações colhidas através dos instrumentos, onde são discutidas, confrontadas e analisadas em função do perfil de personalidade, habilidades e potencialidades cognitivas, maturidade para escolha profissional, tendências e vocações profissionais. Por fim, agendamos uma sessão de devolução do laudo, com os resultados da avaliação, em que discutimos os dados obtidos e fazemos projeções de carreiras, além de tirarmos dúvidas sobre o processo. No parecer, normalmente, são indicadas as profissões que mais se adequam ao perfil da pessoa avaliada.

Se você chegou até esse post interessado ou interessada em fazer uma avaliação com testes psicológicos para conhecer suas habilidades e vocações profissionais, agende agora mesmo sua sessão inicial ou tire outras dúvidas clicando aqui.

 

teste vocacional em salvador psicólogo elídio almeida

 

 

Vale lembrar que este serviço é oferecido através de um pacote que contempla:

  • 01 (uma) sessão inicial com entrevista psicológica (1h)
  • 10 (dez) testes científico-psicológicos
  • 02 (duas) sessões para aplicação dos testes (2h cada)
  • 01 (uma) sessão entrega do laudo (1h)

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta