ciúmes na relação terapia de casal em salvador

Ciúmes na relação: causa e consequências.

Ciúmes na relação: causa e consequências. Hoje, o psicólogo Elídio Almeida gravou entrevista para os telejornais da Record Bahia e falou sobre as causas e consequências do ciúme na relação.

Elídio destacou que “o ciúme é um comportamento inadequado e sempre traz prejuízos à relação e passa a ser doentio quando prejudica e interfere na vida das pessoas envolvidas”.

Em questões de ciúme, a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza frequentemente se torna vaga e imprecisa. No ciúme, as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas ou francamente delirantes. Depois das idéias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória de suas dúvidas.

 

Ciúmes na relação Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal

 

Ciúmes na relação é sinônimo de insegurança

O(a) ciumento(a) verifica se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, abre correspondências, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, segue o companheiro(a), contrata detetives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida.

Isso pode ilustrar, para muitas pessoas, em especial os(as) ciumentos(as), quais são as reais consequências do ciúme. O bem-estar da pessoa que é alvo do ciúmes não é considerado em momento algum e é claro que, ao perceber isso, a pessoa que sofre com ciúmes da outra não só diminui o gostar, como – inevitavelmente – perderá o interesse em manter essa relação.

Elídio Almeida foi entrevistado pelo repórter Paulo Lawinscky e a matéria completa vai ao ar hoje, 10/01/2014, nos telejornais do meio dia, na TV Itapoan, confira!

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta