brigas e discussões no casamento psicólogo em salvador relacionamento

Brigas e discussões no casamento: Muitas vezes a causa está no passado mal resolvido!

Brigas e discussões no casamento: Muitas vezes a causa está no passado mal resolvido! O relacionamento quase sempre começa como um mar de rosas. O casal plenamente apaixonado, juras e mais juras de amor, vários e vários planejamentos da vida a dois, carinhos, companheirismo, confidências… É difícil de acreditar que com o passar do tempo tudo isso possa se transformar em brigas e discussões no casamento.

Não é novidade que todo casal briga. A questão é que muitos estão culpando o estresse, a rotina ou as questões pontuais da convivência a dois como o principal causador de todas as brigas e discussões no casamento. Alguns estudos informam que, em média, os casais brigam por gastos, pagamento de contas, divisão das tarefas e afazeres domésticos, dentre outros fatores pontuais do relacionamentos.

 

 

brigas e discussões no casamento psicólogo em salvador

 

Porém, muitas vezes a causa das brigas e discussões no casamento está no passado mal resolvido. Algumas dessas brigas são diárias. Muitos casais ficam sem se falar por um bom tempo, por conta desses desentendimentos que acabam se transformando num ciclo vicioso. Assim, novas discussões são geradas pelas antigas, que não foram bem resolvidas na época em que ocorreram.

Sim, brigas antigas acabam gerando novas brigas. Mas como pode ser isso? Seria algo mais ou menos assim:

Um certo dia, Fulaninho chegou em casa tarde e entrou em contradição várias vezes ao falar onde esteve. Mesmo magoada e decepcionada, a esposa decidiu que iria ignorar o fato e seguir a vida normalmente. Mesmo com essa decisão, e tendo dito que perdoaria o marido no caso dele ter mentido para ela, na verdade, internamente, a esposa não perdoou ou superou a questão. Por isso, a qualquer momento, o menor vacilo de Fulaninho (demorar três minutos para retornar uma ligação, por exemplo) é motivo para horas e horas de discussões, brigas e humilhações. Mesmo que ela tente argumentar a “demora” em atender ou retornar a ligação, possivelmente a raiz de toda aquela celeuma certamente está num episódio do passado mal resolvido. Aquela noite com explicações contraditórias ainda estava em sua mente.

 

 

brigas e discussões no casamento psicólogo em salvador terapia de casal

 

 

Brigas e discussões no casamento.

Será que três minutos para retornar uma ligação é motivo para tamanha briga? Em condições normais não, mas se uma coisa relativamente simples chega a tal ponto, isso pode ser um sinalizador de que aquela pessoa pode estar (inclusive inconscientemente) usando algo de 1930 que ainda não foi superado para “desabafar” naquela situação presente no contexto.

Nessas fases de brigas e desentendimentos no casamento, é muito comum as pessoas ficarem muito reativas e, inclusive, exagerar na discussão, que não somente tem relação com o acontecimento atual, mas tem muito a ver com eventos passados que não foram plenamente solucionados.

 

 

brigas e discussões no casamento psicólogo em salvador elidio almeida

 

Esse é um dos erros mais comuns que culmina em brigas e mais brigas no casamento, podendo provocar a separação do casal. Isso porque, ainda que tenha havido um deslize de convivência em qualquer uma das partes (fazer xixi na tampa do vaso, por exemplo), parece que toda discussão que se segue a esse episódio é desproporcional ao fato em si. Assim, uma das partes poderá se sentir humilhado, injustiçado e a admiração pela outra pessoa tende a diminuir, principalmente pelo exagero e peso das ofensas que são proferidas em função de algo que poderia ser solucionado de várias maneiras. Com isso, pode se criar uma bola de problemas na relação, que se não for controlada e contida, tende a ocasionar o rompimento ou a separação definitiva do casal.

O problemas das brigas conjugais é que elas atrapalham não somente à relação do casal, mas também afetam o relacionamento com os filhos, refletem na produtividade no trabalho e também na vida sexual e social de todos os envolvidos. O primeiro prejuízo é a frustração. Isso acontece porque tão sonhado relacionamento, de repente e aos poucos, deixa de existir. Daí, surge uma rotina cíclica de agressão gerando cada vez mais agressão, e muitas vezes nenhum dos dois dá o primeiro passo para entender a origem do conflito e solucioná-lo de forma isolada: cada questão por vez, para que não interfira nos novos problemas que possam surgir.

 

brigas e discussões no casamento psicólogo em salvador Terapia de casal

 

No geral, quando as pessoas se envolvem num relacionamento, muitas vezes, não pensam nos desafios que terão que enfrentar. A tendência é achar que o casamento é uma continuação do namoro, quando, na verdade, é outra etapa da relação. A convivência direta, a divisão de obrigações e até as cobranças sociais são diferentes. O casal precisa estar preparado para lidar com essa nova etapa da vida.

Por isso que muitos casais em crise precisam de suporte psicológico para aprender a lidar de forma mais adequada com tudo isso. Para poder empregar a ação adequada tanto a situação quanto ao contexto, não problematizando ainda mais as emoções e sentimentos.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta