transtorno bipolar tratamento psicólogo em salvador

Psicólogo fala sobre Transtorno Bipolar e Educação Sexual em Rádio.

Hoje, o psicólogo Elídio Almeida gravará entrevistas em duas rádios. A primeira será para a Rádio Educadora FM da Bahia, onde falará sobre Transtorno Bipolar.

 

transtorno bipolar tratamento psicólogo em salvador elídio Almeida

 

O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado como PMD (Psicose Maníaco-Depressiva), é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e extremas. É uma doença que provoca um grande impacto, não só na vida das pessoas acometidas pelo transtorno, mas também em sua família e na sociedade em geral.

Causando, devido a isto, prejuízos frequentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como, por exemplo, nas finanças, na saúde e em sua reputação, além do sofrimento psicológico. Sua incidência é relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.

 

 

transtorno bipolar tratamento psicólogo em salvador terapia de casal

 

 

Causas do Transtorno Bipolar

A causa propriamente dita do transtorno bipolar é desconhecida. Mas há fatores que influenciam ou que estimulam seu surgimento, como um histórico familiar de transtorno bipolar, traumas ou acontecimentos inesperados (grandes transformações, perdas de emprego, finais de relacionamento, mortes de pessoas queridas, etc). Todavia, sabe-se que fatores biológicos, sociais e psicológicos contribuem para o desencadeamento da doença.

 

 

transtorno bipolar tratamento psicólogo em salvador elidio

 

O Transtorno Bipolar pode iniciar-se na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes exageros afetivos. No princípio, o transtorno pode caracterizar-se tanto pela fase depressiva (tristeza) como pela fase maníaca (alegria),continuando gradualmente ao longo de semanas, meses, poucos dias ou encerrando abruptamente, de momento para outro. Além dos quadros depressivos e maníacos há também os quadros mistos (sintomas depressivos ocorrendo simultaneamente aos maníacos), que muitas vezes confundem e retardam o diagnóstico correto.

A entrevista será veiculada ainda hoje para todo o estado da Bahia. Em seguida, Elídio falará sobre educação sexual e o diálogo entre a família para a Rede Boa Vontade de Rádio. Esta entrevista terá alcance nacional e vai ao ar ainda esta semana, na programação jornalística das rádios que compõem a Rede. Confira!

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta