Pisocólogo-em-Salvador-terapia-de-casal-Elídio-Almeida

Terapia de casal: Saída para frustrações e conflitos na relação.

TERAPIA DE CASAL – No post Terapia de casal: a difícil tarefa de rever o relacionamento” tratei de alguns comportamentos marcantes em crises de casal. Como o relacionamento amoroso é frequentemente abordado nas terapias, em especial na terapia de casal, hoje vou discorrer sobre alguns equívocos que muitos casais cometem em relação às expectativas e aos comportamentos da relação.

A maioria dos casais se une com o coração repleto de expectativas e idealizações que são criadas no processo, desde a paquera até o casamento. Porém muitas dessas expectativas são irreais e negligenciam aspectos fundamentais que só serão identificados em níveis mais avançados da relação. E é justamente neste momento que podem surgir uma crise no casamento.

Pisocólogo em Salvador terapia de casal Elídio Almeida __

Casamento idealizado

A tão sonhada vida de casal, as esperanças e o estímulo dos pais e de outros parentes, ao lado da expectativa da comunidade de que o casal permaneça unido, funcionam como pressões externas e tendem a atrapalhar a visão do casal acerca das reais situações que vivenciam na relação.

Por sua vez, o retrato do casamento idealizado pela mídia também não prepara os casais para enfrentar os desapontamentos, as frustrações e os atritos, contribuindo para que os desentendimentos e conflitos sejam transformados em rancores e ressentimentos, pois passam a ser vistos como frustrantes para o casal e para a comunidade, que direta ou indiretamente, participa da relação. Tudo isso implica para que o cônjuge, antes visto como amante, aliado e companheiro, passe a ser considerado como um adversário. Desta situação podem surgem conflitos.

Pisocólogo em Salvador terapia de casal Elídio Almeida __

Dentre todas as questões já apontadas, os conflitos tendem a assumir uma proporção altamente desgastante na relação. Normalmente uma das partes tende a se frustrar primeiro e essa frustração passa a ditar e controlar o comportamento; comumente mudando os comportamentos dessa pessoa, fazendo com que a outra parte comece a fantasiar e levantar hipóteses inadequadas sobre o que está acontecendo. Inúmeras vezes os efeitos dos conflitos levam, além do desgaste do relacionamento, à tomada de decisões precipitadas que podem culminar em separações que, não raramente, se revertem em arrependimentos futuros.

Os casais, cedo ou tarde, se vêem despreparados para enfrentar problemas e conflitos que, gradualmente, vão se acumulando. Assim, vão tomando consciência de uma sensação de intranqüilidade, de frustração e mágoas crescentes – não raro sem saber exatamente onde se localiza o problema.

Pisocólogo em Salvador terapia de casal Elídio Almeida .

Casamento por um fio

Em todos os tipos de relacionamento humano há algum grau de conflito. A relação conjugal, como modelo adulto de intimidade, condensa expectativas de satisfação de muitas necessidades antigas, oriundas de relações primitivas que, armazenadas ao longo dos anos, renascem com a esperança de redenção na interação com o parceiro. Este, por sua vez, é o fenômeno que torna complexo o casamento: o fato das pessoas atribuírem ao outro, e à própria relação, a resolução de suas necessidades internas, as quais, muitas vezes, são contraditórias.

Pisocólogo em Salvador terapia de casal Elídio Almeida __

Além destas demandas pessoais, geradas pelas vivências primitivas, há que se considerar os aprendizados culturais sobre o casamento, que também contribuem para muitas expectativas, uma vez que ele é visto como um caminho por meio do qual encontraremos a nossa satisfação pessoal.

Os aprendizados e os papéis culturais relacionados ao casamento serão tema do próximo post. Confira!

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

1Comment

Deixe uma resposta