Profissões estressantes: Psicólogo Elídio Almeida participa de matéria especial da Rede Record.

Profissões Estressantes – O psicólogo Elídio Almeida gravou, na semana passada, depoimentos para uma matéria especial de que a Rede Record está fazendo sobre a profissões estressantes.

 

profissões estressantes Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal

 

Estresse no trânsito

Talvez você até já tenha tentado seguir alguma dica ou estratégia para driblar a batalha diária contra o estresse e contra a ansiedade vivida diariamente no trânsito. Em muitas situações, as pessoas culpam o governo, a falta de investimento em infraestrutura e no transporte público ou culpam os outros motoristas e condutores que transformam as vias da cidade em verdadeiros campos de batalha.

Claro que situações desse tipo poderiam levar a população a escolher melhor seus governantes, ou exigir destes mais empenho e responsabilidades com uma questão tão importante como é a questão do trânsito. Porém, sabemos que nossa população ainda tem dificuldades para assumir tal postura e quando ousa intervir de alguma forma, opta por culpar os governantes – que são escolhidos por nós mesmos – ou culpar as outras pessoas. Isso ocorre muito no trânsito: “a culpa é dos outros motoristas”.

Na verdade, o que poucas pessoas fazem é, mesmo diante desse caos, chamar para si a responsabilidade por, pelo menos, uma parcela dessa situação.

 

Profissões Estressantes 

Penso que, se cada um de nós abraçássemos nossa parcela de responsabilidade com a questão do trânsito, e implementássemos ações individuais em nossos comportamentos em prol do nosso bem estar e em benefício da coletividade, certamente teríamos uma convivência no trânsito bem mais humanitária. Isso porque, muitas ações que as pessoas tentam fazer para melhorar a situação crítica do trânsito são ineficazes, falhas e de pouca relevância para a coletividade; (1) culpar os governos e (2) responsabilizar os demais motoristas, por exemplo.

Durante a entrevista, Elídio falou sobre o impacto na vida das pessoas que convivem com o caos nos trânsitos das grandes cidades brasileiras – em especial em Salvador- e como os profissionais envolvidos diretamente e a população, de modo geral, sofrem com isso.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta