Elídio Almeida psicólogo em salvador filme-bullying-provocacoes-sem-limites

Psicólogo Elídio Almeida na edição de julho da revista Profissão Mestre.

O psicólogo Elídio Almeida foi o convidado da revista Profissão Mestre, para participar da seção “Eu indico”, no Manual do Professor, na edição do mês de julho/2013.
Elídio Almeida psicólogo em salvador bullying-filme 1
O espaço apresenta, a cada edição, um especialista que sugere um filme diferente para o professor usar em sala de aula, por exemplo. Já participaram nomes como Cristovam Buarque (colunista da revista), Celso Antunes, Mozart Neves Ramos, Ilona Becskeházy, dentre outros. Elídio Almeida indicou o filme Bullying – provocações sem limites (2009), do cineasta espanhol Josetxo San Mateo.

 

 

Elídio Almeida considera o bullying como um problema social.

O comportamento agressivo, expressado de forma física ou verbal, conhecido como bullying, é um dos graves problemas enfrentados em todo o mundo. E o local onde esse comportamento mais acontece é nas escolas. Colocar apelidos, humilhar, isolar ou até mesmo agredir fisicamente o colega são algumas das ações que refletem negativamente o contexto em que isso acontece.

 

Elídio Almeida psicólogo em salvador bullying-filme 2

 

Ao falar de bullying, precisamos considerar os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor, além de focar como esse tema foi tratado ao longo do tempo e em que características e circunstâncias ele ocorre. Através desse posicionamento, podemos entender o que acontece no contexto de forma inadequada, favorecendo a ocorrência do bullying.

Bullying, delinquência, problemas de conduta, indisciplina, entre outros conceitos que definem praticamente o mesmo fenômeno, sempre estiveram presentes no contexto escolar. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema, realizados em todo o mundo, para discutir as graves consequências que este fenômeno tem provocado e formas eficazes de combatê-lo.

 

Elídio Almeida psicólogo em salvador bullying-filme

 

A revista Profissão Mestre é uma publicação da Humana Editorial, voltada para professores e profissionais da educação e está disponível nas bancas e livrarias do país. Confira.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta