polução noturna psicólogo em salvador

Polução Noturna: precisamos ter um papo sério (e legal) sobre masturbação e sexo na adolescência.

Polução noturna. No postSexo na Adolescência: Transformações do corpo e do comportamento”, falei sobre o quão delicado e importante é essa fase na nossa vida. Lá, citei algumas das modificações que ocorrem em nosso corpo nessa fase, dentre elas, a polução noturna.

Hoje, vou falar um pouco mais sobre esse termo, pois testemunhei uma situação que me deixou bastante preocupado e me fez refletir sobre a falta de informações (e da existência de informações erradas) na educação sexual dos jovens.

 

 

 

polução noturna psicólogo em salvador como-tratar-espermatorreia-ou-polução-noturna-com-remédios-caseiros

 

 

Polução Noturna

Dia desses estava conversando com um adolescente que se mostrou apavorado ao relatar sua experiência ao acordar e verificar que havia ejaculado durante o sono. Preocupado, ele chegou a pensar que estava com uma doença grave, pois não sabia o que exatamente tinha acontecido. Conversamos, e pude lhe explicar que o que havia acontecido foi simplesmente um fenômeno chamado de polução noturna, algo extremamente comum, principalmente na adolescência.

Em geral, o jovem acaba descobrindo que teve uma polução quando, ao despertar, nota no lençol e nas suas roupas marcas de eliminação do sêmen, como se ele tivesse se masturbado durante o sono.

A polução noturna ocorre em todas as idades, mas é na adolescência que ela é mais comum, pelo fato de ser neste período que muitos jovens ainda não tiveram experiência sexual e há muita energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Essa energia reprimida naturalmente é refletida nos sonhos (eróticos), fazendo com que nem precise de um estímulo mecânico (toque ou masturbação) para que a ejaculação aconteça.

Por isso a masturbação ajuda muitas pessoas a dissipar essa energia e excitação sexual. Mas muitas pessoas não concordam com isso.

 

 

Sim, pastor, e quem ainda não casou, como faz? E aquela história que sexo é apenas para reprodução, hã? Que desserviço, hein, pastor!

Na realidade, do ponto de vista fisiológico, a polução é uma característica tão comum como o surgimento dos pelos pubianos, o surgimento da barba ou o crescimento dos braços, mãos e pés. Fenômenos característicos da adolescência. Essa ejaculação simplesmente sinaliza que há excesso de sêmen armazenado no organismo, tendo menor frequência naquelas pessoas que se masturbam ou mantêm relações sexuais frequentes.

Em outras palavras, a polução noturna é um fenômeno normal, portanto, o jovem não precisa ficar apavorado quando isso acontecer, tão pouco os adultos (principalmente os pais) não devem questionar ou criticar os rapazes que estejam vivenciando essa situação para não ocorrer constrangimento ou até mesmo trauma sexual por um comportamento completamente normal como esse.

 

Polução noturna e masturbação nos adolescentes

Todavia, parece que a polução não tem sido encarada com a devida naturalidade na vida de muitos adolescentes. Isso porque muitas famílias, escolas e até mesmo a religião têm ensinado aos jovens que ainda não tiveram outras experiências sexuais que comportamentos como a masturbação é pecado, crime e que não deve ser praticada em hipótese alguma.

Algumas pessoas chegam a dizer que o jovem que tem uma polução noturna está sendo castigado ou tendo uma maldição, por ter tido pensamentos, desejos e fantasias erótica. Pura bobagem.

Com isso, um comportamento tão natural, que nada mais é do que a consequência de uma sexualidade não praticada ou mal resolvida, torna-se um evento traumático para muitos adolescentes. Falando em masturbação, ao contrário do que muita gente pensa, masturbação traz uma série de benefícios, desde que praticada com responsabilidade.

 

A polução noturna seria uma ocorrência apenas masculina?

Não. As meninas também podem ter polução e, nelas, também é causada pela falta de experiência sexual, pela energia e desejos sexuais reprimidos ou insatisfeitos, com a presença (ou não) de sonhos eróticos e uma grande excitação sexual. A grande diferença é que nelas há a lubrificação vaginal, inclusive podendo chegar à sensação do orgasmo. Para as meninas, é comum chamarmos de polução feminina e, assim como nos meninos, pode ocorrer em qualquer idade a partir da puberdade.

 

 

 

 

Viram só? Esta senhora estava privada de sexo havia um tempão e, após uma alta excitação e relaxamento durante o sono, teve uma polução noturna.

 

E acontece somente durante o sono?

Não. Normalmente ocorre durante o sono, em função de neste momento estarmos mais relaxados e em estado de repouso, o que não nos permite controlar todos os desejos e fantasias da mesma forma que fazemos quando estamos acordados. É como se nossas fantasias e desejos reprimidos no estado de vigília (quando estamos acordados) não tivessem a liberdade total para acontecer. Porém, nos casos onde há longos períodos de abstinência sexual (falta de sexo ou masturbação por longos períodos), desejos e fantasias reprimidos, altos níveis de excitação, claro que pode ocorrer ejaculação espontânea: no trabalho, na escola, na faculdade, com a namorada ou entre os amigos e familiares. Já pensou que situação? 

 

 

 

polução noturna psicólogo em salvador polucao-noturna

 

 

É preocupante que nos dias atuais ainda existam tantas informações inadequadas na formação dos nossos jovens e adolescentes. É incrível como muitas pessoas propagam ideias fanáticas e desprovidas de embasamento justamente para quem está em processo de formação e precisa de apoio e orientações corretas nesta fase tão delicada.

Sempre que posso, ressalto o quão difícil é para pais e filhos conversarem sobre temas tão naturais (que infelizmente se tornaram tão polêmicos), principalmente pela diferença entre as gerações, mas que isso não sirva de impedimento para darmos mais qualidade de vida aos nossos jovens. Se conseguirmos mudar essa realidade que atinge a maioria dos adolescentes, teremos um mundo onde os adolescentes não se assustarão tanto com um fenômeno tão natural quanto a polução.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

91 Comments
  • Jefte Bueno
    Posted at 23:03h, 22 setembro Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Jefte Bueno
    Posted at 23:03h, 22 setembro Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Jefte Bueno
    Posted at 23:03h, 22 setembro Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 14:45h, 28 Janeiro Responder

    Olá Jefte, obrigado pela participação. Muitas pessoas pensam como você e considero todas as opiniões bem vindas, pois de polêmicas e debates vive toda e qualquer sociedade. Se exercitarmos isso cada vez mais, talvez um dia cresceremos. Não sei em que seus argumentos estão baseados, mas saiba que ele vai de encontro às leis da natureza organiza da qual todos os seres humanos compartilham. Vale ressaltar que muitas e muitas pessoas sofrem justamente por tentar controlar o corpo, muito motivado por regras culturais ou religiosas, numa disputa sem fim que tem levado muitas pessoas as transtornos psicológicos, surtos, e muito sofrimento. Acredito que viveríamos mais felizes se fossemos muito mais espontâneos e responsáveis pela nossas próprias decisões em detrimento de seguir cegamente certas regras que nos são impostas. Forte abraço.

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 14:45h, 28 Janeiro Responder

    Olá Jefte, obrigado pela participação. Muitas pessoas pensam como você e considero todas as opiniões bem vindas, pois de polêmicas e debates vive toda e qualquer sociedade. Se exercitarmos isso cada vez mais, talvez um dia cresceremos. Não sei em que seus argumentos estão baseados, mas saiba que ele vai de encontro às leis da natureza organiza da qual todos os seres humanos compartilham. Vale ressaltar que muitas e muitas pessoas sofrem justamente por tentar controlar o corpo, muito motivado por regras culturais ou religiosas, numa disputa sem fim que tem levado muitas pessoas as transtornos psicológicos, surtos, e muito sofrimento. Acredito que viveríamos mais felizes se fossemos muito mais espontâneos e responsáveis pela nossas próprias decisões em detrimento de seguir cegamente certas regras que nos são impostas. Forte abraço.

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 14:45h, 28 Janeiro Responder

    Olá Jefte, obrigado pela participação. Muitas pessoas pensam como você e considero todas as opiniões bem vindas, pois de polêmicas e debates vive toda e qualquer sociedade. Se exercitarmos isso cada vez mais, talvez um dia cresceremos. Não sei em que seus argumentos estão baseados, mas saiba que ele vai de encontro às leis da natureza organiza da qual todos os seres humanos compartilham. Vale ressaltar que muitas e muitas pessoas sofrem justamente por tentar controlar o corpo, muito motivado por regras culturais ou religiosas, numa disputa sem fim que tem levado muitas pessoas as transtornos psicológicos, surtos, e muito sofrimento. Acredito que viveríamos mais felizes se fossemos muito mais espontâneos e responsáveis pela nossas próprias decisões em detrimento de seguir cegamente certas regras que nos são impostas. Forte abraço.

  • Jefte Bueno
    Posted at 14:46h, 31 Maio Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Jefte Bueno
    Posted at 14:46h, 31 Maio Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Jefte Bueno
    Posted at 14:46h, 31 Maio Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Neanderson Guelmo
    Posted at 17:46h, 31 Maio Responder

    n da de entender a parte de "se descobrir" com a masturbação para ajudar o outro…. afinal n tem muito o q descobrir fazendo-a….

  • Neanderson Guelmo
    Posted at 17:46h, 31 Maio Responder

    n da de entender a parte de "se descobrir" com a masturbação para ajudar o outro…. afinal n tem muito o q descobrir fazendo-a….

  • Neanderson Guelmo
    Posted at 17:46h, 31 Maio Responder

    n da de entender a parte de "se descobrir" com a masturbação para ajudar o outro…. afinal n tem muito o q descobrir fazendo-a….

  • Junior Presents
    Posted at 01:40h, 07 julho Responder

    Meu caro psicólogo. Permita-me descordar de sua posição. Primeiramente o Pastor não prestou nenhum desserviço. Muito menos disse alguma inverdade. Polução noturna sim é algo natural, ocorre de forma peculiar, pois não se tem o controle no momento que ocorre. Já a masturbação é algo opcional, podendo sim ser evitado e sem nenhum malefício futuro. Ninguém é realizado sexualmente por praticar masturbação, uma vez que não sou casado, me masturbar pensando em mulheres que não são minhas é pecado pois entra na questão da cobiça. Claro que isso só lhe terá valor, caso partilhe a mesma fé, se não compactua com a crença do que está na bíblia, obviamente chamará de fanatismo este conceito. Professando ou não a mesma fé, fato é que, masturbação (praticada ou não) não causa males físicos, mas sim psicológicos e você mais do que eu, deveria saber disso. Conheço pessoas que sofrem desse mal, dependendo muitas vezes (devido ao costume) de masturbação para alcançar algum prazer ( utopia) Bom com a masturbação, melhor sem ela. Deus sabe de tudo, e nos policiar quanto ao domínio de desejos carnais nos tornam pessoas melhores e não piores. Pudesse todos ter domínio sobre desejos evitáveis e o mundo seria outro, sem estupradores, assassinos e bandidos. Pense nisso.

  • Junior Presents
    Posted at 01:40h, 07 julho Responder

    Meu caro psicólogo. Permita-me descordar de sua posição. Primeiramente o Pastor não prestou nenhum desserviço. Muito menos disse alguma inverdade. Polução noturna sim é algo natural, ocorre de forma peculiar, pois não se tem o controle no momento que ocorre. Já a masturbação é algo opcional, podendo sim ser evitado e sem nenhum malefício futuro. Ninguém é realizado sexualmente por praticar masturbação, uma vez que não sou casado, me masturbar pensando em mulheres que não são minhas é pecado pois entra na questão da cobiça. Claro que isso só lhe terá valor, caso partilhe a mesma fé, se não compactua com a crença do que está na bíblia, obviamente chamará de fanatismo este conceito. Professando ou não a mesma fé, fato é que, masturbação (praticada ou não) não causa males físicos, mas sim psicológicos e você mais do que eu, deveria saber disso. Conheço pessoas que sofrem desse mal, dependendo muitas vezes (devido ao costume) de masturbação para alcançar algum prazer ( utopia) Bom com a masturbação, melhor sem ela. Deus sabe de tudo, e nos policiar quanto ao domínio de desejos carnais nos tornam pessoas melhores e não piores. Pudesse todos ter domínio sobre desejos evitáveis e o mundo seria outro, sem estupradores, assassinos e bandidos. Pense nisso.

  • Junior Presents
    Posted at 01:40h, 07 julho Responder

    Meu caro psicólogo. Permita-me descordar de sua posição. Primeiramente o Pastor não prestou nenhum desserviço. Muito menos disse alguma inverdade. Polução noturna sim é algo natural, ocorre de forma peculiar, pois não se tem o controle no momento que ocorre. Já a masturbação é algo opcional, podendo sim ser evitado e sem nenhum malefício futuro. Ninguém é realizado sexualmente por praticar masturbação, uma vez que não sou casado, me masturbar pensando em mulheres que não são minhas é pecado pois entra na questão da cobiça. Claro que isso só lhe terá valor, caso partilhe a mesma fé, se não compactua com a crença do que está na bíblia, obviamente chamará de fanatismo este conceito. Professando ou não a mesma fé, fato é que, masturbação (praticada ou não) não causa males físicos, mas sim psicológicos e você mais do que eu, deveria saber disso. Conheço pessoas que sofrem desse mal, dependendo muitas vezes (devido ao costume) de masturbação para alcançar algum prazer ( utopia) Bom com a masturbação, melhor sem ela. Deus sabe de tudo, e nos policiar quanto ao domínio de desejos carnais nos tornam pessoas melhores e não piores. Pudesse todos ter domínio sobre desejos evitáveis e o mundo seria outro, sem estupradores, assassinos e bandidos. Pense nisso.

  • Daniela Ferreira
    Posted at 13:21h, 08 julho Responder

    É cômico esse seu Deus; Com tantos problemas graves assolando o mundo, ele se ocupa com castidade, virgindade. Realmente um Deus precisa que as pessoas não brinquem com os genitais delas próprias? Fanatismo.

  • Daniela Ferreira
    Posted at 13:21h, 08 julho Responder

    É cômico esse seu Deus; Com tantos problemas graves assolando o mundo, ele se ocupa com castidade, virgindade. Realmente um Deus precisa que as pessoas não brinquem com os genitais delas próprias? Fanatismo.

  • Daniela Ferreira
    Posted at 13:21h, 08 julho Responder

    É cômico esse seu Deus; Com tantos problemas graves assolando o mundo, ele se ocupa com castidade, virgindade. Realmente um Deus precisa que as pessoas não brinquem com os genitais delas próprias? Fanatismo.

  • Jefte Bueno
    Posted at 22:03h, 07 agosto Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Jefte Bueno
    Posted at 22:03h, 07 agosto Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Jefte Bueno
    Posted at 22:03h, 07 agosto Responder

    Minha cara amiga pscologa, eu descordo da sua afirmação ao dizer que é normal, e que deva ocorrer a masturbação, na minha visão temos que controlar o corpo, o sexo foi feito para os casados e não para os solteiros e que até quem tem mulher esta pratica é pecado mesmo pensando no parceiro o sexo é para unir o casal e não pode ser feita de forma egoista

  • Anônimo
    Posted at 01:03h, 08 agosto Responder

    Cara amigo, você deve saber que vivemos em pais democrático. Somos livre pra escolher qualquer teoria, sendo filosófica ou científica. A sua é como a de um psicologo e não de uma autoridade espiritual, respeite nossa crença. Pra terminar quero lhe falar uma coisa, como você mesmo explicou o que é polução noturna e lhe digo mais: Deus como ser onisciente falou sobre polução noturna, mostrando para todos que isso era a solução de nossas necessidades sexuais, antes do casamento. Quando entre ti houver alguém que, por alguma polução noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele. Deuteronômio 23:10.

  • Anônimo
    Posted at 01:03h, 08 agosto Responder

    Cara amigo, você deve saber que vivemos em pais democrático. Somos livre pra escolher qualquer teoria, sendo filosófica ou científica. A sua é como a de um psicologo e não de uma autoridade espiritual, respeite nossa crença. Pra terminar quero lhe falar uma coisa, como você mesmo explicou o que é polução noturna e lhe digo mais: Deus como ser onisciente falou sobre polução noturna, mostrando para todos que isso era a solução de nossas necessidades sexuais, antes do casamento. Quando entre ti houver alguém que, por alguma polução noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele. Deuteronômio 23:10.

  • Anônimo
    Posted at 01:03h, 08 agosto Responder

    Cara amigo, você deve saber que vivemos em pais democrático. Somos livre pra escolher qualquer teoria, sendo filosófica ou científica. A sua é como a de um psicologo e não de uma autoridade espiritual, respeite nossa crença. Pra terminar quero lhe falar uma coisa, como você mesmo explicou o que é polução noturna e lhe digo mais: Deus como ser onisciente falou sobre polução noturna, mostrando para todos que isso era a solução de nossas necessidades sexuais, antes do casamento. Quando entre ti houver alguém que, por alguma polução noturno, não estiver limpo, sairá fora do arraial; não entrará no meio dele. Deuteronômio 23:10.

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 16:52h, 11 agosto Responder

    Será mesmo Neanderson Guelmo? Penso que uma pessoa pode conhecer mais sobre si, não só anatomicamente, mas é uma forma de entrar em contato com seus desejos, fantasias e amadurecimento sexual. O que você acha?

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 16:52h, 11 agosto Responder

    Será mesmo Neanderson Guelmo? Penso que uma pessoa pode conhecer mais sobre si, não só anatomicamente, mas é uma forma de entrar em contato com seus desejos, fantasias e amadurecimento sexual. O que você acha?

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 16:52h, 11 agosto Responder

    Será mesmo Neanderson Guelmo? Penso que uma pessoa pode conhecer mais sobre si, não só anatomicamente, mas é uma forma de entrar em contato com seus desejos, fantasias e amadurecimento sexual. O que você acha?

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 17:01h, 11 agosto Responder

    Olá Junior Presents, obrigado pela participação. Compreendo seu ponto de vista mas também discordo de muitas coisas que coloca em sua argumentação. Vejo que você fala da sua experiência pessoal no relato – especialmente baseada em sua crença religiosa. Respeito muito as opiniões religiosas das pessoas, mas vejo temos referências distintas enquanto você fala baseado em sua experiência e em sua crença e interpretação religiosa e talvez esteja mostrando dados científicos, calcado em pesquisas e estudos – especialmente sob o aspecto psicológico da prática ou não da masturbação. Quando você fala em controle dos desejos fico me perguntando se esse controle quer dizer aprender a lidar de forma adequada com ele ou colocar uma pedra em cima, e fingir que tá tudo bem? Pelo que entendi pode ser a segunda alternativa. Por outro lado você associa a prática da masturbação a estupro, crimes… Gostaria de entender melhor essa sua associação. Poderia nos falar mais a respeito?

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 17:01h, 11 agosto Responder

    Olá Junior Presents, obrigado pela participação. Compreendo seu ponto de vista mas também discordo de muitas coisas que coloca em sua argumentação. Vejo que você fala da sua experiência pessoal no relato – especialmente baseada em sua crença religiosa. Respeito muito as opiniões religiosas das pessoas, mas vejo temos referências distintas enquanto você fala baseado em sua experiência e em sua crença e interpretação religiosa e talvez esteja mostrando dados científicos, calcado em pesquisas e estudos – especialmente sob o aspecto psicológico da prática ou não da masturbação. Quando você fala em controle dos desejos fico me perguntando se esse controle quer dizer aprender a lidar de forma adequada com ele ou colocar uma pedra em cima, e fingir que tá tudo bem? Pelo que entendi pode ser a segunda alternativa. Por outro lado você associa a prática da masturbação a estupro, crimes… Gostaria de entender melhor essa sua associação. Poderia nos falar mais a respeito?

  • Elídio Almeida | Psicólogo
    Posted at 17:01h, 11 agosto Responder

    Olá Junior Presents, obrigado pela participação. Compreendo seu ponto de vista mas também discordo de muitas coisas que coloca em sua argumentação. Vejo que você fala da sua experiência pessoal no relato – especialmente baseada em sua crença religiosa. Respeito muito as opiniões religiosas das pessoas, mas vejo temos referências distintas enquanto você fala baseado em sua experiência e em sua crença e interpretação religiosa e talvez esteja mostrando dados científicos, calcado em pesquisas e estudos – especialmente sob o aspecto psicológico da prática ou não da masturbação. Quando você fala em controle dos desejos fico me perguntando se esse controle quer dizer aprender a lidar de forma adequada com ele ou colocar uma pedra em cima, e fingir que tá tudo bem? Pelo que entendi pode ser a segunda alternativa. Por outro lado você associa a prática da masturbação a estupro, crimes… Gostaria de entender melhor essa sua associação. Poderia nos falar mais a respeito?

  • Bruno Longo
    Posted at 06:34h, 07 dezembro Responder

    a polução noturna no homem não acontece somente por ter tido sonhos eróticos, ela pode ter acontecido sem ter sonho nenhum também.

  • Bruno Longo
    Posted at 06:34h, 07 dezembro Responder

    a polução noturna no homem não acontece somente por ter tido sonhos eróticos, ela pode ter acontecido sem ter sonho nenhum também.

  • Bruno Longo
    Posted at 06:34h, 07 dezembro Responder

    a polução noturna no homem não acontece somente por ter tido sonhos eróticos, ela pode ter acontecido sem ter sonho nenhum também.

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:31h, 14 dezembro Responder

    Daniela Ferreira
    Deus não é cômico
    ele é Deus e se preocupa com tudo, nos mínimos detalhes.
    ele não faz acepção de nada e nem ninguém
    e se ele criou o sexo, ele tem o direito de se ocupar com ele também.
    os problemas n foi ele quem criou, foi os homens, mas o sexo foi ideia dele. Então ele não é cômico como você esta falando.
    isso que vc esta falando que eh comico

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:31h, 14 dezembro Responder

    Daniela Ferreira
    Deus não é cômico
    ele é Deus e se preocupa com tudo, nos mínimos detalhes.
    ele não faz acepção de nada e nem ninguém
    e se ele criou o sexo, ele tem o direito de se ocupar com ele também.
    os problemas n foi ele quem criou, foi os homens, mas o sexo foi ideia dele. Então ele não é cômico como você esta falando.
    isso que vc esta falando que eh comico

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:31h, 14 dezembro Responder

    Daniela Ferreira
    Deus não é cômico
    ele é Deus e se preocupa com tudo, nos mínimos detalhes.
    ele não faz acepção de nada e nem ninguém
    e se ele criou o sexo, ele tem o direito de se ocupar com ele também.
    os problemas n foi ele quem criou, foi os homens, mas o sexo foi ideia dele. Então ele não é cômico como você esta falando.
    isso que vc esta falando que eh comico

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:37h, 14 dezembro Responder

    Daniela Ferreira nosso Deus não é cômico
    ele é responsável em tudo

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:37h, 14 dezembro Responder

    Daniela Ferreira nosso Deus não é cômico
    ele é responsável em tudo

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:37h, 14 dezembro Responder

    Daniela Ferreira nosso Deus não é cômico
    ele é responsável em tudo

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:40h, 14 dezembro Responder

    concordo com vc Jeft Bueno

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:40h, 14 dezembro Responder

    concordo com vc Jeft Bueno

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:40h, 14 dezembro Responder

    concordo com vc Jeft Bueno

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:42h, 14 dezembro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo
    Deus criou a mulher para o homem, e o homem pra mulher. O pênis para a vagina e a vagina para o pênis

    ele não fez vagina pra mão nem pênis pra mão ou outros objetos

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:42h, 14 dezembro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo
    Deus criou a mulher para o homem, e o homem pra mulher. O pênis para a vagina e a vagina para o pênis

    ele não fez vagina pra mão nem pênis pra mão ou outros objetos

  • Carlos Drielson
    Posted at 21:42h, 14 dezembro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo
    Deus criou a mulher para o homem, e o homem pra mulher. O pênis para a vagina e a vagina para o pênis

    ele não fez vagina pra mão nem pênis pra mão ou outros objetos

  • Elídio Almeida | PsicólogoPessoa viciada em pornografia. Tem algo errado com ela? -
    Posted at 01:05h, 09 Janeiro Responder

    […] Polução noturna: precisamos ter um papo sério (e legal) sobre masturbação e sexo na adolescênc… […]

  • Elídio Almeida | PsicólogoPessoa viciada em pornografia. Tem algo errado com ela? -
    Posted at 01:05h, 09 Janeiro Responder

    […] Polução noturna: precisamos ter um papo sério (e legal) sobre masturbação e sexo na adolescênc… […]

  • Elídio Almeida | PsicólogoPessoa viciada em pornografia. Tem algo errado com ela? -
    Posted at 01:05h, 09 Janeiro Responder

    […] Polução noturna: precisamos ter um papo sério (e legal) sobre masturbação e sexo na adolescênc… […]

  • Enós Dias Boaventura
    Posted at 06:21h, 01 Fevereiro Responder

    Bela abordagem. Temas para abordar abertamente com os jovens em casa, na escola e na igreja sobretudo. Mas não congruo com o ponto da masturbação

    • Elídio Almeida
      Posted at 12:16h, 01 Fevereiro Responder

      Olá Enós!
      Obrigado pela participação. Sim, também considero importante falar para nossos jovens assuntos tidos como polêmicos como sexo, sexualidades e formas de experiência-las como é o caso da masturbação. Gostaria de saber mais sobre seu ponto de discordância acerca da masturbação. Penso que podemos oferecer aos leitores do blog uma opinião aprofundada de um ponto de vista distinto do meu. O que acha?

  • Enós Dias Boaventura
    Posted at 06:21h, 01 Fevereiro Responder

    Bela abordagem. Temas para abordar abertamente com os jovens em casa, na escola e na igreja sobretudo. Mas não congruo com o ponto da masturbação

    • Elídio Almeida
      Posted at 12:16h, 01 Fevereiro Responder

      Olá Enós!
      Obrigado pela participação. Sim, também considero importante falar para nossos jovens assuntos tidos como polêmicos como sexo, sexualidades e formas de experiência-las como é o caso da masturbação. Gostaria de saber mais sobre seu ponto de discordância acerca da masturbação. Penso que podemos oferecer aos leitores do blog uma opinião aprofundada de um ponto de vista distinto do meu. O que acha?

  • Enós Dias Boaventura
    Posted at 06:21h, 01 Fevereiro Responder

    Bela abordagem. Temas para abordar abertamente com os jovens em casa, na escola e na igreja sobretudo. Mas não congruo com o ponto da masturbação

    • Elídio Almeida
      Posted at 12:16h, 01 Fevereiro Responder

      Olá Enós!
      Obrigado pela participação. Sim, também considero importante falar para nossos jovens assuntos tidos como polêmicos como sexo, sexualidades e formas de experiência-las como é o caso da masturbação. Gostaria de saber mais sobre seu ponto de discordância acerca da masturbação. Penso que podemos oferecer aos leitores do blog uma opinião aprofundada de um ponto de vista distinto do meu. O que acha?

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:08h, 28 Fevereiro Responder

    A sexualidade é algo sagrado, o homem a desvirtua por causa do pecado original. Só quem não conhece o valor da castidade e da nossa fraqueza humana sai defendendo masturbação, algo que leva ou vício e nos faz perder a liberdade e domínio de si. É fácil defender a masturbação, pois é muito mais cômodo nos render aos nossos extintos do que lutar contra eles e fortalecer nosso espírito. Quem vive a castidade não se tortura com essas coisas, pois ela é libertadora, ela faz com que a carne se submeta ao espírito.

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:08h, 28 Fevereiro Responder

    A sexualidade é algo sagrado, o homem a desvirtua por causa do pecado original. Só quem não conhece o valor da castidade e da nossa fraqueza humana sai defendendo masturbação, algo que leva ou vício e nos faz perder a liberdade e domínio de si. É fácil defender a masturbação, pois é muito mais cômodo nos render aos nossos extintos do que lutar contra eles e fortalecer nosso espírito. Quem vive a castidade não se tortura com essas coisas, pois ela é libertadora, ela faz com que a carne se submeta ao espírito.

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:08h, 28 Fevereiro Responder

    A sexualidade é algo sagrado, o homem a desvirtua por causa do pecado original. Só quem não conhece o valor da castidade e da nossa fraqueza humana sai defendendo masturbação, algo que leva ou vício e nos faz perder a liberdade e domínio de si. É fácil defender a masturbação, pois é muito mais cômodo nos render aos nossos extintos do que lutar contra eles e fortalecer nosso espírito. Quem vive a castidade não se tortura com essas coisas, pois ela é libertadora, ela faz com que a carne se submeta ao espírito.

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:11h, 28 Fevereiro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo Quem realmente conhece o valor da castidade não sofre nenhum mal como você quer mostrar, Elídio. Sugiro que tende entender melhor a castidade, não há aí nenhuma desinformação. Não somos animais, não somos movidos só por extintos, temos um desejo de felicidade, temos alma. Conhece alguém que se realizou-se rendendo-se aos seus extintos sexuais? São atos egoísta, a masturbação é um ato muito egoísta. O sexo não é só pra reprodução, se fosse assim não haveria períodos inférteis. Mas colocar o prazer acima da função reprodutiva é desrespeitar a natureza e buscar o vício. Pior do que se reprimir, se é que viver a castidade é reprimir-se, é viver no vício, sem domínio de si.

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:11h, 28 Fevereiro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo Quem realmente conhece o valor da castidade não sofre nenhum mal como você quer mostrar, Elídio. Sugiro que tende entender melhor a castidade, não há aí nenhuma desinformação. Não somos animais, não somos movidos só por extintos, temos um desejo de felicidade, temos alma. Conhece alguém que se realizou-se rendendo-se aos seus extintos sexuais? São atos egoísta, a masturbação é um ato muito egoísta. O sexo não é só pra reprodução, se fosse assim não haveria períodos inférteis. Mas colocar o prazer acima da função reprodutiva é desrespeitar a natureza e buscar o vício. Pior do que se reprimir, se é que viver a castidade é reprimir-se, é viver no vício, sem domínio de si.

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:11h, 28 Fevereiro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo Quem realmente conhece o valor da castidade não sofre nenhum mal como você quer mostrar, Elídio. Sugiro que tende entender melhor a castidade, não há aí nenhuma desinformação. Não somos animais, não somos movidos só por extintos, temos um desejo de felicidade, temos alma. Conhece alguém que se realizou-se rendendo-se aos seus extintos sexuais? São atos egoísta, a masturbação é um ato muito egoísta. O sexo não é só pra reprodução, se fosse assim não haveria períodos inférteis. Mas colocar o prazer acima da função reprodutiva é desrespeitar a natureza e buscar o vício. Pior do que se reprimir, se é que viver a castidade é reprimir-se, é viver no vício, sem domínio de si.

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:23h, 28 Fevereiro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo Quem nos liberta é Deus. Você fala que pessoas que controlam seus instintos surtam, então me mostre um caso, pois eu nunca ouvir falar disso. Pelo contrário, quem vive a castidade, não como moralismo, mas como amor, é muito mais feliz e livre. Eu falo por experiência própria, tenho 28 anos, até os 27 eu me masturbava e muitas vezes era levado a buscar prazer na pornografia, era angustiante e frustrante, por dentro ficava sempre o vazio. Depois que descobri o valor da castidade e deixei esse vício eu me sinto muito melhor. Ao contrário do que você diz, tem muitas pessoas com sérios problemas psicológicos justamente por buscar prazer na pornografia e masturbação, isso tem se tornado uma doença séria, e deve-se a muitos psicólogos que aconselham essa prática. As regras impostas por Deus não são regras opressoras, são mandamentos de amor. Não sei se você crê, mas sugiro que conheça melhor a Deus. Abraço!

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:23h, 28 Fevereiro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo Quem nos liberta é Deus. Você fala que pessoas que controlam seus instintos surtam, então me mostre um caso, pois eu nunca ouvir falar disso. Pelo contrário, quem vive a castidade, não como moralismo, mas como amor, é muito mais feliz e livre. Eu falo por experiência própria, tenho 28 anos, até os 27 eu me masturbava e muitas vezes era levado a buscar prazer na pornografia, era angustiante e frustrante, por dentro ficava sempre o vazio. Depois que descobri o valor da castidade e deixei esse vício eu me sinto muito melhor. Ao contrário do que você diz, tem muitas pessoas com sérios problemas psicológicos justamente por buscar prazer na pornografia e masturbação, isso tem se tornado uma doença séria, e deve-se a muitos psicólogos que aconselham essa prática. As regras impostas por Deus não são regras opressoras, são mandamentos de amor. Não sei se você crê, mas sugiro que conheça melhor a Deus. Abraço!

  • Maciel Francisco
    Posted at 15:23h, 28 Fevereiro Responder

    Elídio Almeida | Psicólogo Quem nos liberta é Deus. Você fala que pessoas que controlam seus instintos surtam, então me mostre um caso, pois eu nunca ouvir falar disso. Pelo contrário, quem vive a castidade, não como moralismo, mas como amor, é muito mais feliz e livre. Eu falo por experiência própria, tenho 28 anos, até os 27 eu me masturbava e muitas vezes era levado a buscar prazer na pornografia, era angustiante e frustrante, por dentro ficava sempre o vazio. Depois que descobri o valor da castidade e deixei esse vício eu me sinto muito melhor. Ao contrário do que você diz, tem muitas pessoas com sérios problemas psicológicos justamente por buscar prazer na pornografia e masturbação, isso tem se tornado uma doença séria, e deve-se a muitos psicólogos que aconselham essa prática. As regras impostas por Deus não são regras opressoras, são mandamentos de amor. Não sei se você crê, mas sugiro que conheça melhor a Deus. Abraço!

  • Tiago
    Posted at 14:12h, 04 Março Responder

    Polução noturna acontece comigo todo dia, toda vez que durmo, seja à noite ou de dia ela sempre ocorre. Isso é normal?

    • Elídio Almeida
      Posted at 22:59h, 04 Março Responder

      Olá Tiago!

      Precisaríamos compreender melhor a questão para dar tal afirmação. Desde já posso dizer que tal ocorrência é muito frequente para muitos jovens porém é preciso compreender melhor o contesto onde isso se aplica.

  • Tiago
    Posted at 14:12h, 04 Março Responder

    Polução noturna acontece comigo todo dia, toda vez que durmo, seja à noite ou de dia ela sempre ocorre. Isso é normal?

    • Elídio Almeida
      Posted at 22:59h, 04 Março Responder

      Olá Tiago!

      Precisaríamos compreender melhor a questão para dar tal afirmação. Desde já posso dizer que tal ocorrência é muito frequente para muitos jovens porém é preciso compreender melhor o contesto onde isso se aplica.

  • Tiago
    Posted at 14:12h, 04 Março Responder

    Polução noturna acontece comigo todo dia, toda vez que durmo, seja à noite ou de dia ela sempre ocorre. Isso é normal?

    • Elídio Almeida
      Posted at 22:59h, 04 Março Responder

      Olá Tiago!

      Precisaríamos compreender melhor a questão para dar tal afirmação. Desde já posso dizer que tal ocorrência é muito frequente para muitos jovens porém é preciso compreender melhor o contesto onde isso se aplica.

  • leonardo
    Posted at 15:20h, 13 Maio Responder

    De acordo com os cientistas humanos a poluçao noturna acontece por falta de se masturbar ou sexo, para os homem do mundo isso é normal!

    Mais uma vez eu vi na biblia uma explicaçao de Deus sobre poluçao noturna
    Um dos mandamentos de Deus é nao adulteras, isso vale pra casados ou solteiros! Ja vi na biblia q se vc olha para uma mulher com segundas intençoes ja esta em adulterio com ela no seu coraçao!
    vc deve estar se perguntando, oq isso tem aver com a poluçao noturna?
    quando vc deita para dormir com imundises em seus coracoes vc acaba tenho um sonho com akilo, da vc esta imundo, provavelmente se vc sonha com algo do tipo vc esta imundo, seus pensamentos estao imundos e a forma de vc se concertar disso é parar de adulterar e nao ver nada sobre sexo ou ateh mesmo fikar vendo mulheres peladas e fikar secando mulheres, logo logo depois de um bom prazo de custume vc vai ser perduado desse pecado mais vc tem q prantar esse perdao, ajoelha e cv com Deus
    Isso ele colocou em meu coraçao
    talves vc tenha um outro tipo de sabedoria e compartilha com a gente
    amem

    • Elídio Almeida
      Posted at 23:58h, 19 Maio Responder

      Olá Leonardo!

      Penso que esse pensamento religioso não condiz que a realidade de muitos jovens que estão vivendo nessa fase da puberdade, por exemplo. O legal seria temos um limiar para cada uma de tantas referências que recebemos, pois algumas delas pode ir de encontro a outras referências de valores, certo e errado que temos. Independente da escolha, acho sempre legal quando ela não traz sofrimento, não causa mal a ninguém e esteja coerente com nosso estilo de vida. Desejo sucesso.

  • leonardo
    Posted at 15:20h, 13 Maio Responder

    De acordo com os cientistas humanos a poluçao noturna acontece por falta de se masturbar ou sexo, para os homem do mundo isso é normal!

    Mais uma vez eu vi na biblia uma explicaçao de Deus sobre poluçao noturna
    Um dos mandamentos de Deus é nao adulteras, isso vale pra casados ou solteiros! Ja vi na biblia q se vc olha para uma mulher com segundas intençoes ja esta em adulterio com ela no seu coraçao!
    vc deve estar se perguntando, oq isso tem aver com a poluçao noturna?
    quando vc deita para dormir com imundises em seus coracoes vc acaba tenho um sonho com akilo, da vc esta imundo, provavelmente se vc sonha com algo do tipo vc esta imundo, seus pensamentos estao imundos e a forma de vc se concertar disso é parar de adulterar e nao ver nada sobre sexo ou ateh mesmo fikar vendo mulheres peladas e fikar secando mulheres, logo logo depois de um bom prazo de custume vc vai ser perduado desse pecado mais vc tem q prantar esse perdao, ajoelha e cv com Deus
    Isso ele colocou em meu coraçao
    talves vc tenha um outro tipo de sabedoria e compartilha com a gente
    amem

    • Elídio Almeida
      Posted at 23:58h, 19 Maio Responder

      Olá Leonardo!

      Penso que esse pensamento religioso não condiz que a realidade de muitos jovens que estão vivendo nessa fase da puberdade, por exemplo. O legal seria temos um limiar para cada uma de tantas referências que recebemos, pois algumas delas pode ir de encontro a outras referências de valores, certo e errado que temos. Independente da escolha, acho sempre legal quando ela não traz sofrimento, não causa mal a ninguém e esteja coerente com nosso estilo de vida. Desejo sucesso.

  • leonardo
    Posted at 15:20h, 13 Maio Responder

    De acordo com os cientistas humanos a poluçao noturna acontece por falta de se masturbar ou sexo, para os homem do mundo isso é normal!

    Mais uma vez eu vi na biblia uma explicaçao de Deus sobre poluçao noturna
    Um dos mandamentos de Deus é nao adulteras, isso vale pra casados ou solteiros! Ja vi na biblia q se vc olha para uma mulher com segundas intençoes ja esta em adulterio com ela no seu coraçao!
    vc deve estar se perguntando, oq isso tem aver com a poluçao noturna?
    quando vc deita para dormir com imundises em seus coracoes vc acaba tenho um sonho com akilo, da vc esta imundo, provavelmente se vc sonha com algo do tipo vc esta imundo, seus pensamentos estao imundos e a forma de vc se concertar disso é parar de adulterar e nao ver nada sobre sexo ou ateh mesmo fikar vendo mulheres peladas e fikar secando mulheres, logo logo depois de um bom prazo de custume vc vai ser perduado desse pecado mais vc tem q prantar esse perdao, ajoelha e cv com Deus
    Isso ele colocou em meu coraçao
    talves vc tenha um outro tipo de sabedoria e compartilha com a gente
    amem

    • Elídio Almeida
      Posted at 23:58h, 19 Maio Responder

      Olá Leonardo!

      Penso que esse pensamento religioso não condiz que a realidade de muitos jovens que estão vivendo nessa fase da puberdade, por exemplo. O legal seria temos um limiar para cada uma de tantas referências que recebemos, pois algumas delas pode ir de encontro a outras referências de valores, certo e errado que temos. Independente da escolha, acho sempre legal quando ela não traz sofrimento, não causa mal a ninguém e esteja coerente com nosso estilo de vida. Desejo sucesso.

  • Mateus
    Posted at 01:47h, 02 junho Responder

    Ola boa noite eu queria saber se e normal ter polução noturna em período curtos tipo tive uma no sábado e outra hj terça de madrugada as 1 da manha pelo menos queria saber se e normal isso pois me preocupo agora se me entende espero resposta okei obg pela atenção…

  • Mateus
    Posted at 01:47h, 02 junho Responder

    Ola boa noite eu queria saber se e normal ter polução noturna em período curtos tipo tive uma no sábado e outra hj terça de madrugada as 1 da manha pelo menos queria saber se e normal isso pois me preocupo agora se me entende espero resposta okei obg pela atenção…

  • Mateus
    Posted at 01:47h, 02 junho Responder

    Ola boa noite eu queria saber se e normal ter polução noturna em período curtos tipo tive uma no sábado e outra hj terça de madrugada as 1 da manha pelo menos queria saber se e normal isso pois me preocupo agora se me entende espero resposta okei obg pela atenção…

  • Mateus
    Posted at 01:49h, 02 junho Responder

    Boa noite queria saber se e normal ter polução noturna em períodos curto tipo uma no sábado e outra na terça 1 da manha pos isso me preocupo agora tendeu… Espero resposta obg pela atenção…

  • Mateus
    Posted at 01:49h, 02 junho Responder

    Boa noite queria saber se e normal ter polução noturna em períodos curto tipo uma no sábado e outra na terça 1 da manha pos isso me preocupo agora tendeu… Espero resposta obg pela atenção…

  • Mateus
    Posted at 01:49h, 02 junho Responder

    Boa noite queria saber se e normal ter polução noturna em períodos curto tipo uma no sábado e outra na terça 1 da manha pos isso me preocupo agora tendeu… Espero resposta obg pela atenção…

  • Breno renneson
    Posted at 15:34h, 10 junho Responder

    Olá Elídio!
    Eu sou crente, o pastor da milha igreja falo em uma pregação q era pecado se masturbar. Mais oq eu ñ entendi é si eu posso ou ñ me masturbar, ñ todo dia mas regulamente para ñ acontecer a poluçao noturna?
    Obrigado!

  • Breno renneson
    Posted at 15:34h, 10 junho Responder

    Olá Elídio!
    Eu sou crente, o pastor da milha igreja falo em uma pregação q era pecado se masturbar. Mais oq eu ñ entendi é si eu posso ou ñ me masturbar, ñ todo dia mas regulamente para ñ acontecer a poluçao noturna?
    Obrigado!

  • Breno renneson
    Posted at 15:34h, 10 junho Responder

    Olá Elídio!
    Eu sou crente, o pastor da milha igreja falo em uma pregação q era pecado se masturbar. Mais oq eu ñ entendi é si eu posso ou ñ me masturbar, ñ todo dia mas regulamente para ñ acontecer a poluçao noturna?
    Obrigado!

  • Elídio Almeida
    Posted at 12:52h, 14 junho Responder

    Olá Breno, obrigado pelo contato!
    A psicologia, enquanto ciência, possui uma opinião diferente da opinião religiosa. Cientificamente, pensando no ponto de vista biológico e orgânico, não ha qualquer contra indicativo para masturbações regulares na vida de qualquer pessoa. Ao contrário, para os mais jovens essa pode ser um meio de conhecer o próprio porco e lidar com su sexualidade. Penso, porém, que você tem autonomia para decidir qual posição tomar diante dessas possibilidades, sabendo que todas elas podem lhe trazer as consequências da escolha.

  • Elídio Almeida
    Posted at 12:52h, 14 junho Responder

    Olá Breno, obrigado pelo contato!
    A psicologia, enquanto ciência, possui uma opinião diferente da opinião religiosa. Cientificamente, pensando no ponto de vista biológico e orgânico, não ha qualquer contra indicativo para masturbações regulares na vida de qualquer pessoa. Ao contrário, para os mais jovens essa pode ser um meio de conhecer o próprio porco e lidar com su sexualidade. Penso, porém, que você tem autonomia para decidir qual posição tomar diante dessas possibilidades, sabendo que todas elas podem lhe trazer as consequências da escolha.

  • Elídio Almeida
    Posted at 12:52h, 14 junho Responder

    Olá Breno, obrigado pelo contato!
    A psicologia, enquanto ciência, possui uma opinião diferente da opinião religiosa. Cientificamente, pensando no ponto de vista biológico e orgânico, não ha qualquer contra indicativo para masturbações regulares na vida de qualquer pessoa. Ao contrário, para os mais jovens essa pode ser um meio de conhecer o próprio porco e lidar com su sexualidade. Penso, porém, que você tem autonomia para decidir qual posição tomar diante dessas possibilidades, sabendo que todas elas podem lhe trazer as consequências da escolha.

  • Elídio Almeida
    Posted at 13:07h, 14 junho Responder

    Olá Mateus! Sim, pode ser normal, mas o ideal seria uma avaliação mais detalhada para compreendermos melhor isso. Por exemplo: qual sua idade, como estão as atividades sexuais, fantasias… essas informações ajudariam bastante para compreendermos a adequação das poluções.

  • Elídio Almeida
    Posted at 13:07h, 14 junho Responder

    Olá Mateus! Sim, pode ser normal, mas o ideal seria uma avaliação mais detalhada para compreendermos melhor isso. Por exemplo: qual sua idade, como estão as atividades sexuais, fantasias… essas informações ajudariam bastante para compreendermos a adequação das poluções.

  • Elídio Almeida
    Posted at 13:07h, 14 junho Responder

    Olá Mateus! Sim, pode ser normal, mas o ideal seria uma avaliação mais detalhada para compreendermos melhor isso. Por exemplo: qual sua idade, como estão as atividades sexuais, fantasias… essas informações ajudariam bastante para compreendermos a adequação das poluções.

  • Josué
    Posted at 09:15h, 06 outubro Responder

    Muito boa a matéria. Parabéns!

Deixe uma resposta