psicoterapia-comportamental-em-salvador-com-o-psicólogo-elídio-Almeida-1

O que é Psicoterapia?

As pessoas sempre me perguntam por que deveriam fazer Psicoterapia. Costumo dizer que a Psicoterapia pode contribuir para o processo de autoconhecimento e de autonomia do indivíduo, aumentando, assim, suas chances de ser feliz. Sim! Quanto mais alguém conhece sobre si mesmo, sobre sua história de vida, sobre o papel da cultura/sociedade e sobre a história da humanidade (elementos estes que configuram os mais diversos comportamentos) mais condições terá para analisar o contexto no qual está inserido e tomar decisões mais assertivas para sua vida, aumentando, conseqüentemente, sua possibilidade de ficar bem.

O que é Psicoterapia? Muito mais do que conversar ou desabafar a psicoterapia comportamental é um momento para desenvolver novos hábitos e comportamentos.

Outro benefício é o de identificar necessidades e desenvolver habilidades para poder comunicar com clareza as emoções e sentimentos. Isto ocorre porque o psicólogo é um profissional que pode auxiliar alguém a descobrir as dificuldades que possui em lidar com determinadas situações.

conflito entre razão e emoção na psicoterapia

Algumas pessoas, em algum momento de sua vida, podem, por exemplo, ter sido repreendidas ao exporem suas limitações ou dificuldades e, devido a isto, hoje, demosntram problemas em lidar com a raiva, o medo ou a paixão. Ou até mesmo expressar outros sentimentos, como o amor, o carinho e a amizade.

Psicoterapia de casal

A partir da análise e compreensão do papel que o comportamento exerce na vida de alguém e das reflexões realizadas pelo próprio indivíduo, o terapeuta e o paciente, buscam identificar, explorar e analisar ações, pensamentos, emoções e outros comportamentos que possam estar causando problemas ou transtornos, tanto para o paciente quanto para as pessoas que vivem em seu entorno. Ou seja, na Psicoterapia, as técnicas e os procedimentos são adotados para entender e combater a causa do problema, resultando, dessa forma, em mudanças eficazes.

Existem diferentes abordagens psicoterapêuticas e todas dão sua contribuição para o crescimento do indivíduo. Cabe a cada um se informar e buscar aquela linha com que mais se identifica.

Elidio Almeida Psicólogo em salvador terapeuta de casal

Essa caricatura ganhei como homenagem e recordação de um casal de ex-pacientes.

Eu trabalho com a Psicoterapia Comportamental, que é uma abordagem psicológica fundamentada na análise funcional do comportamento e que busca compreender e explicar a razão pela qual as pessoas se comportam de determinada forma, objetivando auxiliá-las na resolução dos seus  problemas e dificuldades. Se precisar, contate-me e podemos conversar um pouco mais. 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

1Comment

Deixe uma resposta