espressar-raiva-e-agressividades-na-intenet-psicólogo-Elídio-Almeida

Você costuma extravasar raiva através da internet?

Extravasar raiva na internet – Muitas pessoas usam a internet para poder extravasar certos sentimentos e emoções que não teriam coragem de expressar no mundo off-line. São fantasias, idealizações, conteúdos e imagens projetadas em comportamentos agressivos com o intuito, e a justificativa, de exteriorizar emoções vivenciadas e acumuladas durante atividades cotidianas. Muitos classificam esse tipo de comportamento como sendo terapêutico. Será que é mesmo?

pessoas agressivas na internet psicólogo

Esse questionamento foi tema de estudos feitos pela Universidade de Wisconsin, situada nos Estados Unidos. De acordo com os resultados, escrever ou ler comentários agressivos, falar mal de políticos, da faculdade, do trabalho, de artistas, dar indiretas aos ex ou praticar cyberbullying para depreciar a imagem alheia, em sites, fóruns, redes sociais ou em blogs, não faz bem à saúde.

Extravasar raiva na internet

Segundo o estudo, quem realiza tais ações frequentemente torna-se mais nervoso, frustrado e um pouco desajustado. Isso ocorre porque esse hábito também está associado à mudanças negativas de humor, cuja causa estaria no conteúdo dos discursos “inflamados e agressivos” projetados contra o alvo do “desabafo”. Em outras palavras, as pessoas não se contentam em apenas discordar. Elas tendem a utilizar um vasto repertório de termos pejorativos para descaracterizar o alvo; quando seria suficiente apenas apontar o dano e uma provável correção ou solução.

como lidar com comentários ofensivos na internet psicólogo em salvador

Como esse tipo de “justiça com as próprias palavras” costuma ter uma audiência muito grande na internet, associado ao fato da pessoa expressar (ainda que inadequadamente) suas emoções, ela tende a acreditar que aquilo foi terapêutico. Porém, na verdade, ela apenas está modelando seu próprio comportamento, para em situações semelhantes, lidar da mesma forma, seja no mundo on-line ou mesmo no mundo off-line.

Assim, tende a tornar-se uma pessoa cada vez mais intolerante, agressiva, pouco disposta a dialogar com pessoas de ideias distintas das suas e que supervaloriza, inadequadamente, o apoio e a visibilidade obtida na internet.

tratamento para pessoa agressiva psicólogo em salvador Elídio Almeida

Segundo os autores do estudo, todos os participantes declararam que se sentiram mais calmos e relaxados, imediatamente após manifestar o que sentiam. Mas, apesar dessa suposta função “terapêutica”, os mesmos indivíduos apresentavam níveis mais elevados de raival e expressavam seus sentimentos de contrariedade de forma desajustada nas relações cotidianas do mundo não virtual.

Um fato agravante nesta situação é o de que a mudança na personalidade do indivíduo ocorre tão lentamente que o mesmo não consegue, às vezes, percebê-la. E, devido a isto, pode passar a adotar tal comportamento em todas as situações de sua vida, tendo uma grande possibilidade de se frustar, dada a disparidade dos conteúdos e dos contextos.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta