violência contra a amulher psicólogo em salvador jornal_educadora

Entrevista sobre bullying na revista Gestão Educacional

Matéria sobre bullying e comportamento assertivo como psicólogo Elídio Almeida. A edição de maio/2013 da Revista Gestão Educacional trouxe para seus leitores mais uma matéria da série “projeto anti bullying”. O projeto traz, em cada edição da revista, uma matéria com dicas e informações sobre o combate ao bullying nas escolas. Nesta edição, os psicólogos Elídio Almeida e Rosimeire Oliveira falaram sobre a importância do comportamento assertivo no combate ao bullying e deram dicas importantes para os leitores.

 

comportamento assertivo psicólogo em salvador capa

 

Cada pessoa tem o direito de expressar seus sentimentos, emoções e preferências, de forma a sentir-se bem por fazer isso e sem ferir outras pessoas neste processo. O comportamento que torna a pessoa capaz de expressar sentimentos sinceros, sem ansiedade indevida ou timidez, exercitando seus próprios direitos; reconhecendo e respeitando os direitos das demais pessoas, é denominado de comportamento assertivo.

Comportar-se assertivamente é, sem dúvida, um dos grandes desafios do mundo contemporâneo e está presente em todos os ambientes, grupos e relações.

Por isso, o quanto antes as pessoas adquirirem habilidades assertivas, maior sua probabilidade em ter sucesso nas relações interpessoais; seja na vida pessoal ou profissional.

 

 

Se considerarmos que é a partir da infância que aprendemos a construir nosso repertório, preferências, identidades e, principalmente, a conviver com pessoas que também estão passando pelo mesmo processo, veremos que, desde a infância, estamos envolvidos em situações em que precisamos firmar nossas escolhas e lidar com as diferenças e escolhas alheias.

 

Bullying e assertividade

Essa situação torna-se ainda mais complexa para crianças e jovens que estão inseridos em grupos nos quais a expressão desses sentimentos e emoções carrega uma certa competitividade, como é o caso da escola. Daí a importância da assertividade, pois, em uma situação na qual qualquer diferença entre os alunos venha a ser pontuada, eles poderão exercitar a expressão do comportamento assertivo, em detrimento dos comportamentos agressivos, comumente praticados entre crianças e adolescente nos ambientes escolares.

A revista Gestão Educacional é uma publicação da Humana Editorial, voltada para professores e profissionais da educação.

Confira a matéria aqui.

 

 

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta