ansiedade-generalizada-terapia-de-casal-em-salvador

Vivo com ansiedade. Isso é normal?

Preocupar-se e ficar ansioso são comportamentos normais e necessários para a boa adaptação ao contexto que muda frequentemente e, em alguns momentos, oferece riscos e demanda rápida percepção para eventuais adaptações. Como os estados de ansiedade e preocupação perturbam a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente, é necessário conhecer e ter o controle sobre este comportamento, para que ao invés de nos preparar e adaptar ao contexto que se segue não nos torne pessoas inseguras e inadequadas que vive em estado de alerta o tempo todo.

ansiedade generalizada psicólogoem salvador elídio almeida

Tratamento, preocupações e ansiedade

Todos nós ficamos ansiosos. Porém, se as preocupações, o estado emocional e os medos são tão constantes que interferem na capacidade da pessoa relaxar e levar a vida normalmente, pode ser que a ansiedade experienciada por ela não seja adequada.

Quando uma pessoa percebe-se com dificuldade para ter paz consigo mesma, vive o tempo todo preocupada, com a constante sensação de que está a ponto de estourar, que está no limite do nervosismo, cansa-se com facilidade, possui dificuldade de concentração e fácil irritabilidade, tensão muscular rotineira e dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório; possivelmente esta pessoa está com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

ansiedade generalizada terapia de casal em salvador

O transtorno de ansiedades generalizada é caracterizada basicamente pela preocupação e tensões excessivas, com motivos injustificáveis ou desproporcionais ao nível de emocional para eventos esperados no cotidiano. Para que se faça o diagnóstico de ansiedade generalizada, é preciso que outros transtornos de ansiedade como o pânico e a fobia social – por exemplo – tenham sido descartados. É preciso que essa ansiedade excessiva seja diferenciada da ansiedade normal.

Uma das maneiras de diferenciar a ansiedade generalizada da normal é através do tempo de duração dos sintomas. A normal se restringe a uma determinada situação, e mesmo que uma situação problemática causadora de ansiedade não mude, a pessoa tende a adaptar-se e tolerar melhor a tensão diminuindo o grau de desconforto com o tempo, ainda que a situação permaneça desfavorável.

Assim, uma pessoa que permaneça apreensiva, tensa, nervosa por um período superior a seis meses, ainda que tenha um motivo para estar ansiosa, começa a ter critérios para diagnóstico de TAG.

Uma vez eliminada a ocorrência de outros transtornos mentais, assim como eliminada a possibilidade do estado estar sendo causado por alguma substância ou doença física, podemos admitir o diagnóstico de TAG.

transtorno de ansiedade generalizada
Características da preocupação “normal”
Características da ansiedade “normal”

 

Transtorno de Ansiedade Generalizada-TAG

Sua preocupação não interfere em suas responsabilidades e atividades diárias;

Você é capaz de controlar e adaptar sua preocupação;

Sua preocupação, mesmo sendo desagradável, não causa sofrimento significativo;

Suas preocupações são limitadas a um número específico de pequenas preocupações realistas;

Sua preocupação dura um curto período de tempo;

Sua preocupação interfere significativamente em seu trabalho, atividades e sua vida social;

Sua preocupação é incontrolável;

Suas preocupações são extremamente perturbadoras e estressantes;

Você preocupa-se com todos os tipos de coisas e tende a esperar sempre o pior;

Você tem tido preocupações quase todos os dias por pelo menos seis meses.

Outras características e sintomas da TAG são:

Preocupação com a possibilidade de vir a adoecer com algo grave ou sofrer um acidente, embora não existam indicativos de que essas coisas possam vir a acontecer, é o foco mais comum das preocupações das pessoas com ansiedade generalizada.

Algumas pessoas temem mais que os entes queridos sofram algum desses males, como os pais, ou filhos. Estes pacientes estão sempre imaginando situações como essas e frequentemente se consideram incapazes de lidar com elas caso realmente venham a acontecer.

 

As variedades dos sintomas de ansiedade são enormes e muitas vezes pessoais. Ganho de peso, por exemplo, tanto pode não ter nenhuma relação com ansiedade como pode, para determinadas pessoas, ser a manifestação mais frequente.

Os sintomas mais comuns então são:

  • boca seca
  • mãos ou pés úmidos
  • enjoos ou diarreia
  • aumento da frequência urinária
  • sudorese excessiva
  • dificuldade de engolir
  • sensação de um bolo na garganta
  • assustar-se com facilidade e de forma mais intensa

Os sintomas depressivos são comuns desde que não sejam mais exuberantes que os de ansiedade, pois isso mudaria o diagnóstico.

ansiedade terapia de casal em salvador

Outros sintomas comuns são:

dificuldade de concentração
problemas para adormecer ou para permanecer dormindo
inquietação, geralmente ficando assustado com muita facilidade.

O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é mentalmente e fisicamente desgastante. Muitas pessoas conseguem implementar estratégias para aliviar os sintomas do transtorno. No entanto, muitas outras pessoas necessitam de terapia psicológica adicional e suporte para não só aliviar os sintomas como resolverem efetivamente o problema.

insonia ansiedade generalizada tratamento psicólogo em salvador

Se você não consegue diminuir as suas preocupações e medos, apesar de já ter tentado alguns procedimentos, pode ser hora de procurar ajuda profissional. A ajuda profissional e a sua dedicação, aumentam a probabilidade na resolução do seu problema. O importante de tudo esse processo é que você consiga compreender a dimensão real do problema e aprenda novas formas de encarar a questão, reestabelecendo a confiança e a satisfação na sua vida.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

5 Comments

Deixe uma resposta