ansiedade Band-News-Fm- psicólogo em salvador elidio almeida

Ansiedade: psicólogo Elídio Almeida à BandNews FM falando sobre início da faculdade.

No dia primeiro de janeiro de 2013, foi ao ar na programação da rádio BandNews FM Salvador, uma entrevista sobre como avaliar o ano que passou e como evitar as frustrações no ano que se inicia.

Nesse momento, lembramos de metas e objetivos que foram traçados, das conquistas e também das coisas que nos surpreenderam positivamente e negativamente ou que não saíram como havíamos planejado, nos levando a certa frustração.

 

Psicólogo fala sobre ansiedade, timidez, frustração ao ingressar na faculdade.

 

 

 

 

Considero esse comportamento de refletir sobre os acontecimentos passados um exercício muito importante. Através dele, além de identificarmos os acertos e desacertos do passado, também podemos planejar melhorias para o futuro. E, claro, formas de lidar com a ansiedade.

Se você planejou comprar um carro, um apartamento, uma TV super moderna, fazer uma viagem, conquistar um novo emprego, novos amigos ou um novo relacionamento e teve isso realizado durante o ano, certamente este é um momento para comemorar as conquistas e fazer novos (e mais audaciosos) planos para o ano novo. Porém, se o que foi planejado não foi realizado, é muito provável que a comemoração não seja tão plena, pois, além das expectativas não terem sido contempladas, algo que foi desejado não teve o resultado esperado e certamente deve estar presente um sentimento de insatisfação diante das expectativas que foram criadas, ou seja, frustração.

 

ansiedade Band-News-Fm- psicólogo em salvador elidio almeida

 

Sentir-se frustrado por não ter conseguido atingir alguma meta, alcançar um objetivo ou realizar um sonho é natural. Afinal, houve investimento emocional nas expectativas que foram criadas, por isso é comum o descontentamento surgir nesse contexto.

Algumas pessoas, no entanto, não encaram a frustração profissional de forma natural e muitas vezes sofrem bastante nesse momento. Quando isso ocorre, dizemos que essa pessoa possui dificuldades para tolerar a frustração ou que tem baixa tolerância à frustração.

 

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta