bullying psicólogo em salvador elídio almeida

Bullying:
Elídio Almeida participa de Audiência Pública na Câmara de Vereadores

No dia 04 de novembro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Salvador a audiência pública “Todos contra o Bullying”, que contou com palestra proferida pelo psicólogo Elídio Almeida.

Elídio falou para uma plateia de aproximadamente 250 jovens e contemplou aspectos como o surgimento e a popularização do Bullying, características psicológicas das vítimas, agressores e testemunhas, cyberbullying, atuação dos pais e professores. O psicólogo também tirou dúvidas dos ouvintes, que participaram com bastante entusiasmo do evento.

 

psicólogo em slavador tratamento bullying elidio almeida

 

O Bullying nos tempos atuais.

Ao falar de bullying, precisamos considerar os fatores culturais, sociais e históricos da vida do alvo ou do agressor, além de focar como esse tema foi tratado ao longo do tempo e em que características e circunstâncias ele ocorre. Através desse posicionamento, podemos entender o que acontece no contexto que pode favorer a ocorrência do bullying.

Bullying, delinquência, problemas de conduta, indisciplina, entre outros conceitos que definem praticamente o mesmo fenômeno, sempre estiveram presentes no contexto escolar. Por isso, não devemos dizer que o bullying é um fenômeno novo nas escolas. O que pode ser considerado recente são os estudos científicos a respeito do tema, realizados em todo o mundo, para discutir as graves consequências que este fenômeno tem provocado e formas eficazes de combatê-lo.

 

bullying psicólogo em salvador elídio almeida

 

Aqueles que são alvo do bullying, normalmente, apresentam alguma característica física ou emocional que o difere dos demais membros de um grupo, somado a isso, normalmente possuem sentimento de insegurança, timidez e dificuldades para enfrentar problemas. Com isso, ao identificar essas fragilidades, o agressor pratica agressões físicas, ofensas, ameaças, humilhações, extorsão de dinheiro, roubo de objetos, além de forçar comportamentos sexuais ou realizar atividades subservientes para demonstrar poder frente às vítimas. Além disso, atos indiretos como: boatos, fofocas, exclusão cyberbullying podem ocorrer.

Discutir o Bullying é sempre uma satisfação, pois quanto mais soubermos e unirmos forças, mais estaremos habilitados a combater esse mal que tanto quem feito mal às pessoas nos mais variados contextos da nossa sociedade, em especial nas escolas. Nesse sentido, a audiência pública tornou-se um espaço muito rico e que excelente troca de conhecimentos e saberes.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta