tribos urbanas psicólogo em salvador terapia de casal

Palestra sobre tribos urbanas

Palestra sobre tribos urbanas para jovens de projeto social – Hoje falei para uma platéia com mais de 200 jovens do projeto adolescente aprendiz da IBCM, no bairro do Pau Miúdo, aqui em Salvador.

O papo com a galera foi super divertido e durante a palestra pude falar sobre estereótipos (significados preconcebidos de determinada pessoa, coisa ou situação), tribos urbanas e as representações sociais que essas tribos e seus integrantes possuem para a sociedade geral e para as empresas.

tribos urbanas psicólogo em salvador DESCUBRA_QUAL_E_A_SUA

Tribos urbanas

As tribos urbanas são grupos com características bem específicas que caracterizam os membros destes grupos. Nem sempre essas características são bem vistas pelas pessoas que não compartilham dos mesmos códigos  e isso costuma gerar conflitos entre os grupos.

Falamos bastante sobre como a sociedade, de forma geral, enxerga as tribos urbanas (emos, pagodeiros, micareteiros, roqueiros, patricinhas, gays, hippies…) como identificamos os integrantes dessas tribos e o que a sociedade, em geral, pensa sobre cada uma delas. Foi uma manhã de muita troca de conhecimento e bastante descontração.

tribos urbanas psicólogo em salvador

Dentre os achados destas atividade vimos a importância de termos comportamentos adequados para cada ambiente que frequentamos, como somos influenciados, rotulados e discriminados muitas vezes de forma preconceituosa. Muitas vezes somos até vítimas de bullying por conta dos grupos não serem aceitos ou serem desconhecidos. Porém, o mais importante é que pudemos compreender a importâncias destes grupos para a formação de identidade de cada pessoa, os códigos de éticas e condutas ali trabalhados, assim com o desenvolvimento de habilidades sociais significativamente úteis. 

Mas o melhor resultado foi que concordamos que adequar nossos comportamentos aos ambientes é necessário, mas isso não significa dizer que devemos ter vergonha das preferências, gostos, grupos e atitudes. Muitas vezes as tribos são etapas do desenvolvimento do jovem e pode simbolizar o seu primeiro vínculo social. Por isso, é importante conhecermos os grupos antes de fazer juízo de valor sobre elas.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta