autoestima-baixa-tratamento-psicológico em salvador

Problemas com a Autoestima?

Em alguns momentos de nossa vida percebemos que não estamos felizes em relação a nós mesmos. Também conseguimos notar quando as pessoas não estão valorizando-se o suficiente e, quando isso ocorre, consideramos que as mesmas não possuem amor próprio ou que possuem uma baixa autoestima.

Baixa-autoestima problemas sexuais tratamento psicólogo em salvador

A autoestima está relacionada ao autoconhecimento, pois o autoconhecimento pode auxiliar-nos a melhorá-la. Ao nos sentirmos chateados com algo e notarmos que nossa autoestima diminui, podemos, por meio de um “mapeamento”, tentar descobrir as condições da origem deste sentimento (onde, quando e com quem nos encontrávamos). Desta forma passaremos a nos conhecer e nos entender melhor, descobrindo o que precisamos mudar para nos sentirmos bem e elevarmos nossa autoestima.

auto estima baixa atrapalha o relacionamento do casal

Às vezes, quando nossa autoestima está baixa, podemos nos questionar se estamos exigindo demais de nós mesmos, se estamos nos impondo objetivos ou mudanças grandes ou rápidas demais as nossas possibilidades. Se nosso nível de exigência for alto, a decepção quando as coisas não derem certo provavelmente será enorme.

Ter objetivos é muito importante, mas alcançá-los passo a passo, dentro do que é possível no momento, pode ser uma alternativa mais saudável para nossa autoestima. Quando deparamo-nos com um problemão devemos dividi-lo em probleminhas com os quais possamos lidar, pois cada etapa resolvida é uma pequena vitória e é um passo à frente em nossa jornada.

Entenda mais:

A autoestima também é algo que se constrói. Ela começa a ser construída quando os pais valorizam os filhos, levando em conta suas opiniões e sentimentos, dando-lhes atenção, independentemente de suas notas escolares e de seu comportamento, evidenciando, dessa forma, que os amam e os valorizam. Pais que incentivam seus filhos a descreverem como se sentem, os ajudam a se conhecer e a construir sua autoimagem.

como melhorar a auto etima psicólogo elídio Almeida

É importante que prestemos atenção aos nossos próprios sentimentos e que esse seja o principal critério de nossas escolhas. Quando passamos a nos perguntar e nos importar sobre como estamos nos sentindo, ou quando somos sensíveis ao que há em nosso interior, temos mais chances de optar por coisas que nos façam bem e que contribuam para que nossa autoestima permaneça elevada.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta