medo-de-dirigir-terapia-psicólogo-em-salvador

Medo de Dirigir

Entrar no carro, dar a partida, engatar a marcha, soltar o freio de mão e dirigir até um determinado destino é uma rotina comum a muitas pessoas. No entanto, o que é hábito para alguns é dor e tormento para outros. O medo de dirigir afeta várias pessoas; muitas delas não procuram tratamento e acabam por levar uma vida de dependência e privações: sempre dependem de alguém para conduzi-las em automóveis ou podem até deixar de fazer algo importante em função do medo de dirigir. Nesses casos, é importante saber diferenciar o medo de dirigir da fobia de dirigir.

medo de dirigir tratamento psicólogo em salvador

O medo de dirigir é um conjunto de respostas comportamentais caracterizadas por um estado de apreensão muito grande, porém controlável. Ou seja, mesmo com medo a pessoa pode até desejar que outras pessoas dirijam em ruas onde o trânsito é mais movimentado ou nas rodovias, mas se não tiver alternativa, ela assume o volante do carro.

Sinais do corpo

A fobia de dirigir, por outro lado, além da ansiedade e do medo intensos, é associada a reações corporais como: sudorese, tremores nos braços e pernas, taquicardia e boca seca. Tudo isso pode aparecer quando a pessoa dirige ou até mesmo quando pensa na simples possibilidade de dirigir; e por isso ela evita a qualquer custo o volante.

É bastante comum pessoas que sofrem com o medo ou a fobia de dirigir passar a dar justificativas para o comportamento de não dirigir: “Prefiro andar porque é mais saudável”, por exemplo. O problema é que a manutenção desse comportamento faz com que ela torne-se dependente de outras pessoas e perca sua autonomia.

medo de dirigir tratamento psicólogo em salvador

Dicas para quem deseja vencer o medo/fobia de dirigir:
  • Compasse a sua respiração. O ansioso tem uma respiração rápida e “curta”, utilizando apenas o tórax. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Deixe seu abdômen expandir enquanto inspira, utilizando o músculo diafragma. Depois, expire devagar pela boca.
  • Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade.
  • Inicie uma aproximação com o carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.
  • Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.
  • Dê voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranquilas e que não tenham crianças.
  • No começo, escolha sempre um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.
  • Comprometa-se consigo mesmo(a), pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário é que fará você adquirir confiança.
  • Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.

perder o medo de dirigir com tratamento psicológico

Infelizmente, poucas pessoas conseguem superar sozinhas o medo de dirigir. A essas pessoas é aconselhável procurar um tratamento especializado com um psicólogo. Especialmente pelo fato do medo de dirigir normalmente estar associado a traumas ou ganhos emocionais secundários ou outras funções específicas que podem variar de pessoa para pessoa.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta