dizer-não-psicólogo-em-salvador

Você sabe dizer NÃO?

Muitas pessoas encontram dificuldade para expressar suas vontades, posicionar-se diante de alguma questão e, principalmente, dizer não à maioria das situações. Pessoas assim vivem cheias de inibições, cedendo às vontades alheias, guardando seus desejos dentro de si e negando suas próprias vontades em detrimento da vontade dos outros.

dizer não elidio almeida psicólogo em salvador

Por um motivo ou por outro, as pessoas estão sempre diante de situações onde precisam tomar decisões: fazer um favor, emprestar dinheiro ou o carro, ir a uma festa, comprar algo…  Dia desses uma cliente me falou o quanto sofria em seu trabalho por sua chefe sempre pedir para ela ficar até tarde para poder terminar determinada tarefa, o que a levou até a perder o aniversário de um afilhado; tudo isso porque ela não conseguia dizer não e expressar seus sentimentos: “Por um motivo ou outro, ninguém podia ficar até mas tarde. Quando me perguntavam, não conseguia negar.” Pessoas com esse comportamento tendem inicialmente a se sentir feridas e ansiosas e, a longo prazo, com raiva de si e das outras pessoas.

você sabevocê sabe dizer não psicólogo elídio almeida em salvador dizer não psicólogo elídio almeida emsalvador

Na psicoterapia, este tipo de dificuldade é superado com o desenvolvimento de um repertório comportamental mais assertivo. Ser assertivo significa tornar-se capaz de agir de maneira a garantir seu próprio interesse e se afirmar diante das situações sem se sentir ansioso ou culpado e sem agredir as outras pessoas. Em outras palavras, é aprender a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento e exercitar seus próprios direitos sem negar os direitos das demais pessoas envolvidas na situação.

Como dizer não sem ser passar uma má impressão?

Para emitir comportamentos assertivos, dizendo “não” na hora certa e de maneira correta (sem ser agressivo e sendo fiel a sua percepção e sentimento), é preciso expressar o que lhe incomoda, desvinculando a ideia de que negar-se a alguma coisa é errado para você e para a situação. Ou seja, precisamos saber que podemos dizer não, sem medo de perder ou magoar as pessoas. Quando ocorre o contrário, surgem sentimentos como medo, ansiedade, insegurança e, principalmente, baixa autoestima.

dizer-não- terapia de casal em salador

A assertividade envolve a defesa dos direitos pessoais e a expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de formas direta, honesta e apropriada, e que não desrespeita os direitos de outras pessoas. “A mensagem básica é: ‘isto é o que eu penso, isto é o que eu sinto e esta é a maneira como eu vejo esta situação’.”

Como são as pessoas assertivas:

1) acreditam profundamente no que dizem; são espontâneas e calmas.

2) conhecem seus direitos e os direitos dos outros.

3) sabem seus limites e os respeitam.

4) não permitem que controlem suas vidas e também não são agressivos.

5) sabem o quanto podem recuar e quando impor limites.

6) são diretas no que dizem; falam de forma clara e com postura firme.

7) sgem objetivamente e práticas.

Dicas:

1) Leia textos referentes aos direitos humanos e cidadania.

2) Comece a observar como as pessoas assertivas ao seu redor se comportam. Pergunte como se sentem e quais são as vantagens e desvantagens a curto e longo prazo de serem dessa forma.

3) Aguce a capacidade de auto-observação e de identificação dos comportamentos socialmente aceitos.

4) Em muitos casos a psicoterapia pode ser mais eficaz e acelerar o processo de aprendizagem do treino das Habilidades Sociais.

5) Peça ajuda para expressar melhor seus sentimentos e emoções.

aprenda-a-dizer terapia de casal em salvador

Dizer “não” não é uma tarefa fácil, especialmente na nossa cultura, onde somos “treinados” pelas regras sociais a sempre agradar aos outros. A falta de habilidade para expressar sentimentos e emoções como o simples ato de dizer um “não” ou se posicionar diante de determinadas situações pode ter por trás traumas e outros problemas emocionais mais delicados.

Por isso, a psicoterapia comportamental é altamente recomendada nesses casos, pois além de desenvolver a habilidade de expressar-se com mais segurança, você poderá compreender aspectos fundamentais de sua vida, conhecendo mais sobre si; passando a viver com muito mais qualidade de vida.

Dr. Elídio Almeida
Psicólogo | CRP 03/6773
(71) 98842-7744 Salvador – Bahia
elidioalmeida.com

Elídio Almeida
elidio@elidioalmeida.com

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia – Ufba, especialista em Terapia de Casal & Família, membro da Association for Behavior Analysis International (ABAI). Psicólogo clínico, faz atendimento individual, para casais e famílias. Oferece cursos de desenvolvimento pessoal, palestras, orientação vocacional e avaliação psicológica.

No Comments

Deixe uma resposta